Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Duos 3

A Grande Música

No AR em 27/01/2013 - 06:30

Duo formado pelos pianistas Luciano Magalhães e Marcelo TysO piano conquistou um espaço privilegiado na produção musical, com sua vasta extensão sonora e recursos de expressão. O instrumento serve de base para o trabalho de muitos compositores. Pode até substituir a orquestra em ensaios e preparação de solistas. Funciona perfeitamente quando isolado e é igualmente eficaz como acompanhador.

Nesta edição, A Grande Música apresenta um duo de pianos e dá prosseguimento à série sobre os duos na música de concerto.

Marcelo Tys e Luciano Magalhães formaram um duo que ajudou a afirmar suas carreiras individuais. Os dois marcam presença em nosso calendário ao recuperar obras expressivas para dois pianos. Entre elas, o Andante e Variações de Schumann, uma releitura da obra original para dois pianos, dois violoncelos e duas trompas, feita pelo próprio compositor:

R. Schumann - Andante e Variações, Op. 46 - Marcelo Tys, piano; Luciano Magalhães, piano

A valsa nº 15 de Brahms faz parte das dezesseis valsas curtas que integram o Opus 39, para piano a quatro mãos. Teve também um arranjo para dois pianos, publicado após a morte do compositor. Dvorák escreveu a série de Danças Eslavas motivado pelas danças húngaras de Brahms. Neste caso, as partituras originais eram para piano a quatro mãos e só depois ganharam a versão orquestral.

Para fechar o bloco, temos o Tango de Ronaldo Miranda, obra que reflete o seu domínio na escrita para o duo de pianistas.

J. Brahms - Valsa nº15, Op. 39 - Marcelo Tys, piano; Luciano Magalhães, piano
A. Dvorák - Duas Danças Eslavas, Op. 72 - Marcelo Tys, piano; Luciano Magalhães, piano
R. Miranda - Tango - Marcelo Tys, piano; Luciano Magalhães, piano

Poulenc se apropria da capacidade de reduzir a partitura orquestral no piano e faz o caminho inverso: escreve um concerto para dois pianos. Obedece à estrutura típica de três movimentos e a forma que justifica manter o título. Os pianos se alternam nas funções clássicas do concerto:

F. Poulenc - Concerto para dois pianos - Marcelo Tys, piano; Luciano Magalhães, piano




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller

Direção e edição: Gustavo Borjalo

Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 10/10/2012 - 19:16 e atualizado em 11/10/2012 - 20:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí