Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Francisco Gil executa obras de compositores mexicanos e espanhóis

A Grande Música

No AR em 05/04/2011 - 01:30

O A Grande Música desta segunda-feira (4) tem como convidado o violonista mexicano Francisco Gil. Com uma carreira internacional consagrada e amplamente reconhecido na Europa, Ásia, Américas do Norte e do Sul, Gil esteve nos estúdios da TV Brasil onde executou obras para violão de compositores mexicanos e espanhóis. Conhecido pela musicalidade de suas interpretações, o violonista conversou com o maestro Schiller sobre o trabalho dos mexicanos Manuel M. Ponce e Anastasia Guzmán, e dos espanhóis Eduardo Saenz de La Maza e Isaac Albéniz.

Gil executou duas obras de Manuel Ponce: Prelúdio e um trabalho especialmente significativo no repertório do violão, a Sonata Mexicana. Foi a primeira obra de Ponce para a guitarra, que surgiu depois de um pedido de Andrés Segóvia em sua viagem à Cidade do México. O violonista também apresentou duas obras de sua conterrânea Anastasia Guzmán. As composições Son de la pi a ardente e Manantial compartilham a tradição musical do país como fonte de expressão. Ambas fazem parte de uma série de cinco peças chamada Cinco Sons, em que Anastasia recorreu a múltiplos estilos musicais para formar uma unidade.

Outra interpretação é La Muerte, de Eduardo Saenz, e Capriccio Catalán e Mallorca, de Isaac Albéniz. A primeira faz parte de uma suíte chamada Platero e eu, que retrata oito partes do livro homônimo de Juan Ramón Jimenez, formado por pequenos poemas. A música escolhida é uma peça alegre, ainda que seu enfoque seja dramático. Já sobre as obras de Isaac Albéniz, Gil explicou que ambas são danças, porém uma é mais vivaz. "Isaac foi um grande paisagista da música nacional espanhola. As duas peças estão impregnadas de uma forte melancolia que eu acredito que vem, em parte, do modo como Albéniz vivia na ignorância de seu próprio país.", conta.

Livre
Horário: 22h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/04/2011 - 19:16 e atualizado em 04/04/2011 - 19:16

Últimas

O que vem por aí