Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Francisco Mignone

A série das doze Valsas de Esquina representa grande contribuição para

A Grande Música

No AR em 16/09/2012 - 07:30

Maria Josephine MignoneA Grande Música desta semana apresenta Francisco Mignone, um dos maiores pianistas na música brasileira de concerto. Ele foi profundamente influenciado pela cultura popular de São Paulo. Chegou a compor algumas canções com o pseudônimo de Chico Bororó. Este caráter seresteiro está presente significativamente em sua obra. Particularmente na série de Valsas de Esquina para piano. Das primeiras às últimas podemos perceber a unidade e o desenvolvimento da forma que ele criou para levar a expressão popular às salas de concerto.

F. Mignone - Valsas de Esquina (1 a 5; 8 a 12); Maria Josephina Mignone, piano.

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São PauloA fluência melódica, a presença da herança popular paulista e brasileira aliam-se ao domínio formal em Francisco Mignone. Amigo dos músicos e querido por todos, lembrava de cada um em obras dedicadas a seus respectivos conjuntos e instrumentos solo. Soube explorar estas possibilidades expressivas para dar sentido a seu estilo particular. Tanto em pequenas peças quanto em grandes formas. Como nas obras para quarteto de cordas.

F. Mignone – Quarteto Nº 1; Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 10/09/2012 - 17:49 e atualizado em 10/09/2012 - 17:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí