Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maestros Convidados – Parte 1

Programa dedicado a maestros que atuaram como convidados em orquestras

A Grande Música

No AR em 16/03/2013 - 07:30

Maestro André CardosoToda orquestra recebe convidados em suas temporadas. Normalmente, o diretor artístico - maestro titular - atua na definição do calendário, do repertório, e rege um determinado número de concertos, conforme estabelecido em contrato. Uma cota de apresentações é destinada ao maestro-assistente e outra, a regentes convidados. É um momento de intercâmbio, uma troca de experiências que enriquece a rotina da orquestra e abre espaço para a renovação de interpretações entre músicos e maestros.

A Grande Música desta semana começa uma série dedicada a maestros que atuaram como convidados frente a algumas das orquestras do país. O primeiro regente é o Maestro André Cardoso. Atualmente, ocupa a direção da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua com regularidade como convidado de todas as orquestras do Rio. O programa escolheu um dos concertos em que regeu a Orquestra Sinfonica Brasileira. No repertório, uma obra de compositor brasileiro, o também maestro Ernani Aguiar:

  • E. Aguiar - Abertura em Fanfarras; Orquestra Sinfônica Brasileira; regente: André Cardoso.


MaestroHenrique MorelenbaumJosé Maria Florêncio ocupava o cargo de diretor artístico de uma orquestra tcheca quando foi convidado para o concerto, também com a Orquestra Sinfonica Brasileira. Com experiência internacional, dirigiu um repertório que inclui uma obra de referencia de Claude Debussy:

  • C. Debussy - La Mer; Orquestra Sinfônica Brasileira; regente: José Maria Florêncio.

Henrique Morelenbaum é um nome histórico da regência no Rio de Janeiro. Trabalhou durante anos no Theatro Municipal e foi professor de composição na Escola de Música da UFRJ. Foi o primeiro diretor da Sala Cecília Meireles. Recebeu uma justa homenagem ao ser convidado para reger a Orquestra Sinfônica Brasileira em um concerto comemorativo dos 40 anos da Sala Cecília Meireles:

  • E. Grieg -Peer Gynt Suite Nº1, Opus 46; Orquestra Sinfônica Brasileira; regente: Henrique Morelembaum.

 

 




 

 

Direção geral, apresentação e roteiro: José Schiller

Direção e edição: Gustavo Borjalo

Produção-executiva: Cristina Maluhy

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/03/2012 - 04:00 e atualizado em 25/03/2013 - 13:13

Últimas

O que vem por aí