Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Noite Brasileira

Cia Bachiana Brasileira valoriza a música de concerto nacional

A Grande Música

No AR em 23/09/2012 - 07:30

Carlos GomesSão raros os concertos dedicados exclusivamente à música brasileira de concerto em nossas temporadas, fora de eventos específicos, como Bienais ou outros de caráter temático. Uma das instituições que mantém projetos desta natureza é a Cia Bachiana Brasileira. Está na raiz de sua criação e existência. Foi o caso de um de seus concertos, que recebeu o nome de Noite Brasileira.

O programa destaca obras orquestrais e apresenta três compositores que deixaram sua marca particular. O primeiro, Carlos Gomes, é considerado o maior compositor do século XIX no Brasil, e talvez nas Américas. Grande operista, teve também uma produção de música de concerto significativa. É o caso da Sonata para Cordas.

A. Carlos Gomes – Sonata para Cordas; Cia. Bachiana Brasileira, regência de Ricardo Rocha

Heitor Villa-LobosVilla-Lobos foi segundo compositor desta Noite Brasileira regida pelo Maestro Ricardo Rocha. A série de Bachianas Brasileiras está entre as mais conhecidas e expressivas de sua produção. Tem Johann Sebastian Bach como modelo e adota soluções profundamente pessoais e brasileiras:

H. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº 9; Cia. Bachiana Brasileira, regência de Ricardo Rocha

Guerra Peixe, o terceiro nome do programa, tem igualmente uma trajetória personalíssima. Pesquisador importante de nossa cultura popular, em particular a de Pernambuco, traduziu em sua obra o compromisso com nossos artistas e seu engajamento pela construção de uma identidade própria de nossa cultura.

C. Guerra-Peixe – Roda de Amigos; Cia. Bachiana Brasileira, regência de Ricardo Rocha
 




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 18/09/2012 - 14:15 e atualizado em 18/09/2012 - 14:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí