Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Piazzolla 90

Em novo horário, programa faz homenagem ao grande músico argentino

A Grande Música

No AR em 17/06/2011 - 02:00

Homenagem ao músico argentino Astor Piazzolla - A Grande Música

Astor Piazzolla marcou a grande renovação da música argentina no século XX. Começou seus estudos musicais por imposição paterna, e teve uma formação consistente graças a mestres como o pianista Bela Wilde, discípulo de Rachmaninov, e Nadia Boulanger, compositora, regente e professora de nomes significativos da música do século passado.


Os 90 anos de nascimento de Piazzolla estão sendo comemorados este ano. Sua música está mais presente do que nunca em todo o mundo. A Grande Música, agora em novo horário, quinta (16), às 23h, presta sua homenagem com uma pequena mostra do repertório gravado em salas de concerto no Rio de Janeiro:


  • O pianista Pablo Lapidusas interpretando Adios Nonino, durante o Cello Dance, no Teatro Nelson Rodrigues (Caixa Cultural).

  • Piazzolla compôs Four, for Tango diretamente para quarteto de cordas. Nessa peça, ele explora sonoridades e recursos expressivos dos instrumentos com a marca inconfundível de seu estilo. Outras de suas obras foram transcritas para a formação clássica, como o apresentado em concerto do Quarteto Radamés Gnattali no Teatro Arte SESC: Fuga Y Misterio e Four for Tango.

  • O repertório de Astor Piazzolla conquistou as salas de concerto pela sofisticação de sua linguagem, mesmo quando se trata de músicas de origem popular, que foi a grande vertente de sua produção. O tango, a milonga e outras formas urbanas argentinas são recriadas em estruturas musicais características da música de concerto do século XX. O duo formado por Linda Bustani e Lilian Barreto apresentou algumas dessas peças em versão para dois pianos no ciclo Todos os pianos na Sala Cecilia Meireles: Milonga del Angel e Muerte del Angel.

  • As Quatro Estações, de Vivaldi, estão entre as obras mais populares e emblemáticas do repertório de concerto. Piazzolla parte desta ideia de expressar em música os ciclos do ano para criar a versão porte a das estações do ano. Uma peça de caráter concertístico, em versão para violino, violoncelo e orquestra. Os solistas da gravação são Ricardo Amado e Hugo Pilger, com a Companhia Bachiana Brasileira na Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro, sob regência do Maestro Ricardo Rocha: Las Cuatro Estaciónes Porte as.


Apresentação: Maestro Schiller
Horário: quinta, às 23h
Reapresentação: domingo, à 1h30



Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/06/2011 - 00:17 e atualizado em 17/06/2011 - 00:17

Últimas

O que vem por aí