Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pólos – Tatuí

Cidade com 100 mil habitantes abriga Conservatório com mais de três

A Grande Música

No AR em 16/02/2013 - 06:30

Minna ChungA Grande Música começa a reapresentar um ciclo dedicado a alguns centros de excelência e fermentação musical que têm sido parceiros da série. O ciclo começa com o Conservatório de Música de Tatuí, no Estado de São Paulo.

Uma cidade com pouco mais de cem mil habitantes abriga um Conservatório com mais de três mil alunos. Se a proporção já é emblemática, a qualidade dos professores e dos trabalhos desenvolvidos alimenta um calendário intenso e variado.

O programa começa com o duo formado pelo violoncelista americano Lars Hoefs e o pianista polonês Marek Zebrowsky, em um concerto dedicado a Chopin. As gravações foram realizadas no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí:

  •    F. Chopin - Polonaise Brillante, com Lars Hoefs, violoncelo e Marek Zebrowsky, piano

Concertos, mostras, festivais, masterclasses ocupam o ano todo e envolvem convidados internacionais. É um intercâmbio cada vez mais importante para a formação de alunos e constante atualização dos professores. Também no Teatro Procópio Ferreira, A Grande Música gravou o concerto dos professores da Universidade de Manitoba, no Canadá, com repertório que inclui peças para saxofone e piano e nos apresenta a um compositor canadense:

  •    S. I. Glick - Sonata para Saxofone e Piano - III Movimento, com Allan Harrington, saxofone e Laura Loewen, piano

Os professores internacionais se mostraram entusiasmados com a dedicação dos alunos do Conservatório, mesmo comparando às classes que mantêm em seus países. Muitos voltavam ao Conservatório, conquistados pelo rendimento que obtiveram antes. Outros estavam dispostos a repetir a experiência pelo mesmo motivo. A motivação para suas apresentações dá sentido a este programa. Voltamos ao duo de violoncelo e piano em concerto dedicado a Chopin:

  • F. Chopin - Noturno em dó sustenido menor, op. Póstumo
  • F. Chopin - Mazurka em si menor, op. 33, nº 4, ambos com Lars Hoefs, violoncelo e Marek Zebrowsky, piano

Os professores de Manitoba apresentaram um programa com obras para violoncelo e piano. E trouxeram Samuel Barber no repertório. Depois de um compositor canadense, fecharemos o programa com esta sonata escrita por este representante da produção norte-americana:

S. Barber -  Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 6, com Minna Chung, violoncelo e Laura Loewen, piano
 
 




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/02/2012 - 05:00 e atualizado em 15/02/2013 - 20:34

Últimas

O que vem por aí