Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Solistas de Câmara de Salzburgo"

Turnê pelo país com o violinista brasileiro Lavard Skou-Larsen

A Grande Música

No AR em 20/01/2012 - 02:00

A Grande Música - sol_salzburgo

Um grupo de solistas criou uma orquestra de câmara que lhes permitisse aliar a liberdade individual dos solistas com a prática de conjunto. O nome é "Solistas de Câmara de Salzburgo". Em turnê pelo Brasil, os solistas se apresentaram na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com o seu diretor artístico, violinista brasileiro Lavard Skou-Larsen. E o telespectador poderá assistir ao concerto no programa A Grande Música de quinta (19), às 23h.

Os músicos vão mostrar algumas surpresas, como a abertura da ópera "A Clemência de Tito", de Mozart, em versão para cordas, feita por Sigismund Neukomm.

Entre as obras do programa, uma peça da segunda fase do compositor russo Anton Arensky, "Variações sobre um tema de Tchaikovsky", Op. 35A. Ele foi aluno de Rimsky-Korsakov, mas depois se afastou da proposta do "Grupo dos Cinco" russo, e cultiva em sua obra a influencia e admiração por Tchaikovsky.

Bela Bartók foi responsável por pesquisas musicológicas que serviram de fonte para a sua composição. Os ritmos e estruturas musicais da Hungria marcam as inovações de linguagem presentes em toda a sua obra. A busca de sonoridades, maneiras pessoais de utilizar recursos criados pela vanguarda de sua época, como uma organização particular do serialismo vienense, se mesclam com a inspiração na cultura popular de seu país. De Bartók, "Divertimento para Cordas".

Astor Piazzolla ilustra bem a fronteira musical da América Latina. Marca uma revolução no tango tradicional e, ao mesmo tempo, sua obra está no repertório dos conjuntos e solistas da música de concerto. O rigor na composição, cuidada em detalhes como poucas vezes se vê na chamada música popular, se alia ao que há de mais expressivo nas manifestações típicas da tradição portenha, como o tango, a milonga e outros ritmos característicos. De Piazzolla, "Libertango".

Direção geral, apresentação e roteiro José Schiller

Direção e edição Gustavo Borjalo

Produção-executiva Cristina Maluhy

 

Horário: 23h

Reapresentação: sábado e domingo, às 3h30

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/01/2012 - 05:00 e atualizado em 20/01/2012 - 05:00

Últimas

O que vem por aí