Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma entrevista com Manoel Corrêa do Lago

E a apresentação do pianista russo Pavel Yeletsky

A Grande Música

No AR em 07/02/2011 - 03:00

Nesta segunda (7), às 22h, o maestro Schiller conversa, nos estúdios da TV Brasil, com o musicólogo Manoel Corrêa do Lago. Ele acaba de lançar o livro O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil, sobre um período importante e esquecido da história musical brasileira. A publicação aborda o Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana de Arte Moderna, de 1922.

O autor questiona alguns conceitos arraigados, como o de que se teria esperado Rubinstein e os Ballets Russes para tomar contato com o que faziam os mestres do Impressionismo. Ao mesmo tempo, introduz um ambiente musical da cidade no começo do século XX. No centro desse mundo, tem o Círculo Veloso-Guerra e sua interação com Darius Milhaud, doublé de compositor e diplomata que veio ao Brasil com Paul Claudel. Inspirado nesse grupo, Milhaud compôs no Rio algumas de suas obras mais interessantes, como L Homme et son désir e o Retorno do filho pródigo.

Na parte musical, A Grande Música traz o pianista russo Pavel Yeletsky, em recital gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. No repertório, a Dança Brasileira Nº 2, de Claudio Santoro; e a Sonata em si menor, de Franz Liszt. As obras são comentadas pelo maestro Schiller e por Manoel Corrêa do Lago.

Durante o mês de fevereiro, A Grande Música será exibida toda segunda-feira, às 22h.

Reapresentação: domingo (13), à 1h.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/02/2011 - 17:13 e atualizado em 07/02/2011 - 17:13

Últimas

O que vem por aí