Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brumadinho: vale de lama 

Reportagem acompanha desdobramentos da tragédia em Brumadinho

Caminhos da Reportagem

No AR em 17/02/2019 - 19:30

No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem de rejeitos de mineração do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu e seguiu em direção ao Rio Paraopeba. No caminho, destruiu instalações da Vale, mineradora responsável pela barragem, casas, plantações, riachos e rodovias. O número de mortes aumenta a cada dia. “A esperança nossa é de encontrar pelo menos o corpo dela pra ter um enterro digno”, desabafa o comerciante Edir Lázaro do Amaral, que buscava notícias da irmã, Gislene. Fala esta que representa o sentimento dos muitos familiares das pessoas que seguem desaparecidas. 

Esta edição especial do Caminhos da Reportagem mostra a dor da cidade de Brumadinho, que se divide entre a tristeza de enterrar seus moradores e a angústia de não encontrar tantos outros. Nossa equipe passou uma semana na cidade, conversando com os atingidos, acompanhando as buscas dos Bombeiros e familiares, e o trabalho de voluntários, que se uniram para auxiliar nessa tragédia que, para muitos, já era anunciada. Em meio a tanta dor, a esperança de quem conseguiu sair com vida do mar de lama de rejeitos.

A reportagem conversa também com especialistas em barragens para entender quais os modelos usados e a melhor forma de prevenir esses rompimentos. Há três anos cenário semelhante era visto em Mariana, também em Minas Gerais, com o rompimento da barragem do Fundão. O programa discute ainda as barragens que estão em risco no Brasil e qual o papel das empresas e governo para que o país não aumente o número de mortos e de perdas ambientais. 

Ficha técnica
Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Produção: Amanda Cieglinski 
Imagens: Jorge Brum
Auxílio técnico: Rafael Calado
Edição de texto: Flávia Lima e Fran de Paula
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Jerson Portela
Arte: Lucas de Souza Pinto

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/02/2019 - 17:20

Últimas

O que vem por aí