Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Linha de frente: histórias de quem cuida

O cotidiano de quem sai para um campo minado diariamente

Caminhos da Reportagem

No AR em 07/06/2020 - 20:00

Um exército de profissionais de saúde sai de casa todos os dias para combater um inimigo invisível: o novo coronavírus. No campo de batalha, se paramentam como se estivessem chegando em outro planeta, com gorros, capotes e máscaras, macacões, face shield e luvas. Só os olhos ficam visíveis. Mas em vez de uma missão intergaláctica, a turma vestida de branco enfrenta salários atrasados e falta de equipamentos de proteção individual, e entra nos hospitais para pisar num campo minado.

"Depois que fui diagnosticado com Covid-19, meu maior medo era ser intubado", diz o médico Andrew Alves
"Depois que fui diagnosticado com Covid-19, meu maior medo era ser intubado", diz o médico Andrew Alves - Arquivo Pessoal

O Caminhos da Reportagem ouviu agentes de saúde que sofreram preconceito nas ruas por vestir branco, e outros que tiveram um parente entubado depois da entrevista. O médico emergencista Laelcio dos Santos (SAMU/SP), que atua há mais de 20 anos no resgate de paciente em ambulância, afirma que 95% das ocorrências são casos de Covid-19: “No transporte para o hospital este paciente vai ficando cada vez mais sozinho, e lá nos despedimos de alguém que não terá os familiares por perto também”.

A enfermeira intensivista Jessica Lisla (Manaus – AM) sente falta de tocar no ombro ou nas mãos dos pacientes. “Agora é só olho no olho. E quando estão sedados e intubados, eu converso no ouvido porque sei que a audição é o único sentido que eles não perdem.”

"Me sinto desrespeitada quando vejo as pessoas sem máscaras e em aglomerações", desabafa a médica Adriane Cruz
"Me sinto desrespeitada quando vejo as pessoas sem máscaras e em aglomerações", desabafa a médica Adriane Cruz - Arquivo Pessoal

 

Ficha técnica
Produção e reportagem: Bianca Vasconcellos, Deise Machado, Éverton Siqueira Gomes (estagiário) e Pollyane Marques
Imagens: Cadu Pinotti
Auxiliar: Eduardo Domingues
Agradecimentos: Alexandre Medeiros, Amerson Maramalde, Aryana Ribeiro, Débora de Araújo Souza e Marcondes Coelho
Videografismo: Pâmela Lopes
Edição de imagens e finalização: Maikon Matuyama 
Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/06/2020 - 15:00

Últimas

O que vem por aí