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Comunicação Pública: diversidade para a cidadania

Caminhos da Reportagem

No AR em 25/07/2021 - 20:00

Comunicação e cidadania podem andar de mãos dadas. Com programação para todas as idades. Informação e prestação de serviço. Incentivo à cultura por meio de festivais de música e do cinema nacional. Valorização dos esportes. Programas educativos. Este é o modelo proposto quando o assunto é comunicação pública. Um modelo presente nas principais democracias do mundo. Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão e Austrália.

TV Brasil Animada é sucesso com a garotada
TV Brasil Animada é sucesso com a garotada - Divulgação/TV Brasil

Vem desses dois últimos países os exemplos que o Caminhos da Reportagem vai apresentar no episódio desta semana. Na NHK japonesa, o jornalismo convive com produções em formatos mais tradicionais, como as radionovelas e com os famosos animes. Imparcialidade, independência e educação dão o tom da produção de conteúdo. Já o modelo australiano, representado pela SBS, tem um importante papel na integração da população, marcada pela imigração. A brasileira Beatriz Wagner é diretora do serviço em português da SBS há 27 anos e explica que “é a maior emissora multilíngue e multicultural do planeta. Ela transmite em 68 idiomas na rádio”.

Informação e cidadania nas telas da TV Brasil
Informação e cidadania nas telas da TV Brasil - Divulgação/TV Brasil

No Brasil, o sistema público está previsto na Constituição Federal de 1988, que estabelece a complementariedade com os sistemas comercial e estatal. Operado pela Empresa Brasil de Comunicação conta com oito veículos, entre emissoras de rádio, agência de notícia e canal de televisão. O conteúdo produzido informa os brasileiros em todo o país e é distribuído de forma gratuita.

Emissoras públicas de rádio garantem informação de norte a sul do país
Emissoras públicas de rádio garantem informação de norte a sul do país - Divulgação/TV Brasil

A Radioagência Nacional tem 4.500 rádios cadastradas com acesso a 80 reportagens por dia, em média. No primeiro trimestre deste ano foram mais de 100 mil downloads. Já a Agência Brasil é responsável por 12% do que é veiculado nos mais diversos sites de informação do país. A TV Brasil, 9ª em audiência, tem expressiva programação infantil, com desenhos educativos e sem propaganda comercial. Também é uma importante vitrine para o cinema nacional e transmite campeonatos como a Serie D de futebol, com times de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

A importância desse modelo para a pluralidade de vozes e para a democracia é o tema do Caminhos da Reportagem desta semana. 

Ficha técnica:
Reportagem: Anna Karina de Carvalho
Produção: Carol Oliveira
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Apoio às imagens: Marcio Andrade
Auxílio técnico: Edivan Viana
Edição de texto: Francislene de Paula
Edição de imagens e finalização: André Eustáquio e Rivaldo Martins
Arte: Julia Gon e Maria Clara de Freitas 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/07/2021 - 07:20

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