Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Declarações de Humanidade

Caminhos da Reportagem

No AR em 10/12/2023 - 22:00

O programa Caminhos da Reportagem, que a TV Brasil exibe neste domingo (10), às 22h, celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, e apresenta quatro defensores de direitos humanos no Brasil. Gente que sente na carne, na pele, na cor, no gênero e na classe a falta de garantias fundamentais, e mostra como a luta por direitos humanos segue sendo uma das grandes questões do Brasil de hoje.

Caminhos - Emilio Ivo Ulrich, ex-preso político
Emilio Ivo Ulrich, ex-preso político - Divulgação/TV Brasil

Emilio participa, uma vez por mês, da recepção de visitantes a um antigo prédio em São Paulo. Numa roda de conversa no pátio, o homem de 76 anos recorda as dores que viveu ali, na sede do antigo DOI-CODI, centro de repressão da ditadura brasileira. “A prisão um dia acaba, mas a tortura não sai da cabeça”.

Caminhos - Gleide Farias, líder comunitária
Gleide Farias, líder comunitária - Divulgação/TV Brasil

Gleide anda pela comunidade Porto de Areia, entre as cidades de Carapicuíba e Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Ela luta diariamente pelo básico: moradia, saneamento, segurança, educação e lazer para os moradores.

Neon luta pelo direito de existir. Conquistou a retificação do nome e do gênero em seus documentos, sem cirurgia e sem laudo médico. A luta por uma existência digna para pessoas LGBTQIAPN+ é seu propósito de vida.

Caminhos - Thiago Karai Djekupe, liderança indígena
Thiago Karai Djekupe, liderança indígena - Divulgação/TV Brasil

Thiago e seu povo, os guarani, da Terra Indígena Jaraguá, resistem pelo direito de viver e existir em seu território, dentro do município de São Paulo. O espaço de ocupação indígena histórica é cercado por rodovias, e alvo da cobiça de construtoras e empresas de logística.

Quatro histórias, quatro formas de pensar os (des)caminhos da vida. Para além das diferenças, um pensamento os une: a luta por direitos humanos. Vivências que ajudam a responder à questão: afinal, o que são direitos humanos? 

Caminhos - Neon Cunha. ativista trans
Neon Cunha, ativista trans - Divulgação/TV Brasil

Para um terço da sociedade brasileira, quando falamos em direitos humanos, vale a máxima: “direitos humanos para humanos direitos”. Os dados, de uma pesquisa das Nações Unidas, também apontam que duas em cada cinco pessoas acreditam que quem menos se beneficia são “as pessoas mais pobres”, e metade dos entrevistados não se sentem beneficiados pelos direitos humanos. 

Caminhos - Christian Dunker, psicanalista
Christian Dunker, psicanalista - Divulgação/TV Brasil

Para o psicanalista Christian Dunker, parte do desconhecimento pode ser explicada por uma marca da sociedade e da democracia brasileiras: “é uma dicotomia que persiste desde o nosso passado escravagista, uma dicotomia entre os alguéns e os ninguéns, aqueles que têm onde morar e aqueles que estão no universo da vida sem valor”. 

Caminhos - Silvia Souza, advogada
Silvia Souza, advogada - Divulgação/TV Brasil

A advogada Silvia Souza se mostra preocupada com os resultados dessa pesquisa: “Nós, que estamos operando direitos humanos, precisamos fazer com que a população brasileira entenda o que significa a promoção dos direitos humanos. Não é só direito para bandido, é para quem precisa. É para todos os seres humanos”, enfatiza. 

Caminhos - Marcos Tolentino, historiador
Marcos Tolentino, historiador - Divulgação/TV Brasil

Por outro lado, o historiador Marcos Tolentino explica que existe um diálogo entre a Declaração de Direitos Humanos e nossa Constituição: “a Constituição de 1988 é muito avançada nesse sentido de reconhecer uma série de direitos civis que, naquele momento, estavam em discussão no mundo inteiro. A característica principal desse diálogo é essa ideia de buscar uma cidadania que seja universal”. 

Ficha técnica
Reportagem: Thiago Padovan
Reportagem cinematográfica: Jefferson Pastori, JM Barboza, Pedro Gomes, Raul Cordeiro
Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Ivan Meira, João Batista, Rafael Carvalho, Wladimir Ortega
Produção-executiva: Maura Martins, Thiago Padovan
Edição de texto: Leonardo Zanon Catto
Edição de imagem e finalização: Maikon Matuyama
Apoio à produção: Acácio Barros, Lucas Cruz, Michelle Godoy, Vicente Figueira
Arte: Caroline Ramos, Alex Sakata
Música-tema: Ricardo Villas

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/12/2023 - 18:15

Últimas

O que vem por aí