Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Independência

190 anos depois, revelações sobre a participação popular

Caminhos da Reportagem

No AR em 07/09/2012 - 01:00

Historiadores que realizaram a pesquisa

Historiadores revelam em entrevista exclusiva ao Caminhos da Reportagem desta semana que o Grito da Independência teve uma intensa mobilização popular. A prova está em milhares de panfletos descobertos em bibliotecas do Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Os professores José Murilo de Carvalho, Lúcia Bastos e Marcello Basile passaram 15 anos em busca dos chamados manuscritos de circunstância. Escritos por quem dominava o português da época - jornalistas, militares, padres - a maioria não revelava a autoria. Impressos em gráficas ou escritos à mão, os panfletos eram colados nos postes, boticas, barbearias, e lidos em voz alta para quem acompanhava as questões políticas do Império: D.Pedro fica ou volta para Portugal? O Brasil separa-se de Portugal?

Ao chamar os monarquistas de "corcundas", os autores provocavam reações que iam da fúria ao riso. Logo chegavam as réplicas e tréplicas que transformavam os panfletos numa espécie de rede social do Império. Da mira destes folhetos ninguém escapava. Muito menos a elite.




Reportagem: Fernanda Balsalobre
Produção: Alessandra Valenti, Luana Ibelli, Mayara Lopes, Betânia Dutra, Vivian Carneiro
Imagens: Sergio Meirelles (RJ), João Victal (SP), Décio Ciappini(SP), Mauro Zambrotti (DF), Amancio Ronqui (SP), Marco Aurélio Silva(SP), Murilo Azevedo(SP)
Edição de imagens: Jorge Carvalho e Marcos Cabral
Finalização: Jorge Carvalho
Edição de Texto e Direção: Bianca Vasconcellos

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2012 - 13:25 e atualizado em 06/09/2012 - 22:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí