Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Brasil nas ruas

Programa traça um panorama sobre as manifestações pelo país

Caminhos da Reportagem

No AR em 25/03/2016 - 01:00

Estudantes da UnB fazem roda de discussão sobre as manifestações

Na mesa de bar, política é assunto que pode unir... ou desunir os amigos

O país acompanha milhares de pessoas indo às ruas, pelos mais diversos motivos: contra a corrupção, contra o governo de Dilma Rousseff, a favor da democracia, contra o golpe. A crise política pela qual o Brasil passa tem tomado os jornais, as conversas em bares, as discussões em família. O Caminhos da Reportagem mostra o comportamento e a reação do país no atual momento.

Na política, as opiniões são claras e extremas – o que é perceptível no Congresso Nacional. As notícias da Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção na Petrobras, tem pautado as discussões. E o “clima quente” da política tem se refletido na sociedade.

Nas redes sociais, as opiniões são, muitas vezes, radicais. As famílias também se dividem nas opiniões. A tolerância com o que o outro pensa é cada vez menor. Até mesmo pessoas já estão sendo agredidas por usarem uma determinada cor ou simplesmente por se encaixarem num estereótipo que não agrade um grupo.

Alessandro Lehmann foi agredido em uma manifestação por causa da cor da blusa que usava

O programa também aborda como a mídia tem feito a cobertura de fatos novos que tem saído a cada instante. O jornalista tem tido um papel de digerir rapidamente essa avalanche de informações e repassar para o público, que imediatamente já emite opiniões. A equipe de reportagem ouviu um correspondente internacional para ver como tudo isso tem repercutido no exterior. Ao mesmo tempo, há a reação do público, que muitas vezes rotula o jornalismo e até agride profissionais que são acusados de parcialidade.

O Caminhos da Reportagem ainda resgata vários momentos que o Brasil foi marcado por manifestações nas ruas, como em 1954, com a morte do então presidente Getúlio Vargas, que levou às ruas três milhões de pessoas contra os opositores do político. Dez anos depois, a Marcha com Deus, pela Família e a Liberdade em reação a reformas de base anunciadas pelo presidente João Goulart resultaram na tomada de poder pelos militares, numa ditadura que durou 30 anos.

O jurista Fábio Konder Comparato foi entrevistado pela equipe do Caminhos da Reportagem

A retomada da democracia viria pelas ruas também. Greves sindicais enfraqueciam o governo militar no fim da década de 1970 e, em 1984, as "Diretas Já" marcaram o retorno à democracia – que ocorreria de fato apenas cinco anos mais tarde. Em 1992, estudantes sairiam às ruas e ficariam conhecidos como Caras Pintadas, nos protestos que resultaram no impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, acusado de irregularidades no governo.

O programa ouve juristas, cientistas políticos, jornalistas, filósofos, historiadores, sociólogos e especialistas para traçar uma análise do Brasil de ontem e dos seus reflexos nos dias atuais.




Reportagem: Alessandra Lago, Aline Beckstein, Ana Graziela Aguiar, Eduardo Goulart de Andrade
Produção: Aline Beckstein, Beatriz Abreu, Débora Brito, Eduardo Goulart de Andrade, Mariana Fabre, Paula Abritta, Pollyane Marques, Thaís Rosa, Tiago Bittencourt, Aldan Correia (estagiário), Kamila Braga (estagiária), Tamila Lapa  (estagiária)
Edição de Texto: Ana Passos, Flávia Lima, Luciana Góes, Renata Cabral
Imagens: Alexandre Nascimento, André Pacheco, Daniel B. Grobel, Eduardo Viné Boldt, Euzébio Gomes, Gabriel Penchel, Rogério Verçoza, Sigmar Gonçalves, William Sales Figueiredo
Auxilio Técnico: Alexandre Souza, Dailton Matos, Edilson Jr., Edivan Viana, Fernando Cortes, João Batista de Lima, Leonardo Assis, Mauricio Aurelio
Edição de Imagens: Fabio Melo, Henrique Corrêa, Jéssica Saccól, Kengo Rodger, Marcio Stuckert
Coordenação de produção: Carina Dourado
Direção e roteiro: Bianca Vasconcellos e Rafael Casé

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/03/2016 - 08:05 e atualizado em 29/03/2016 - 22:39

Últimas

O que vem por aí