Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acervo e Memória

A importância da conservação do patrimônio histórico

Mídia em Foco

No AR em 26/11/2018 - 22:45

A palavra acervo vem do latim acervus e significa coleção, conjunto. Os documentos, livros e outras obras trazidos com a vinda da família real portuguesa ao Brasil no início do século 19 constituíram um dos primeiros acervos do país. De lá pra cá as formas de se conservar a memória cultural evoluíram. O surgimento do audiovisual e as técnicas de digitalização trouxeram soluções e desafios a esse cenário.

Confira o conteúdo extra desta edição

A preservação de obras audiovisuais é uma preocupação que tem sido demonstrada desde os primórdios da sétima arte. O cinegrafista polonês Boleslaw Matuszewski já defendia no final do século 19 a conservação dos filmes como documentos tão importantes quanto livros e fotos. Nos anos 1940, o historiador Paulo Emílio se torna um dos pioneiros na cultura de preservação audiovisual no Brasil e o principal responsável pelo projeto que daria origem à Cinemateca Brasileira. Hoje, a Cinemateca possui um dos maiores acervos audiovisuais da América Latina.  

A recente tragédia do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro reacendeu a discussão sobre a importância da conservação de nosso patrimônio histórico. Apesar da perda inestimável de 90% do acervo físico, registros digitais audiovisuais como o de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, ajudam a preservar nossa memória.

Olga Futemma, técnica de acervo da Cinemateca Brasileira, participa do Mídia em Foco
Olga Futemma, técnica de acervo da Cinemateca Brasileira, participa do Mídia em Foco, por Divulgação

Participam deste episódio:

Elmo Francfort, diretor do Memória da Mídia

Olga Futemma, técnica de acervo da Cinemateca Brasileira

Teder Morás, preservacionista e responsável pelo Centro de Documentação e Gestão da Informação do SBT

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  Acervo memória

Criado em 12/11/2018 - 23:00

Últimas

O que vem por aí