Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Erotismo no audiovisual

Mídia em Foco

No AR em 17/12/2018 - 22:45

O curta francês "Le Coucher de la Mariée" é considerado o primeiro filme erótico da história. Realizado em 1896, mostra a atriz Louise Willy tirando a roupa em sua noite de núpcias. Em 1908 foi lançado em Paris "La Bonee Auberge", obra pioneira do sexo explícito no audiovisual. 

Confira o conteúdo extra desta edição

Hollywood também explorou bastante o erotismo no cinema até que em 1930 foi implantado o código Hays, um conjunto de normas morais que, entre outras coisas, restringia a representação sexual nas produções norte-americanas. O código vigorou até 1968. Quatro anos depois, estreou o fenômeno mundial "Garganta Profunda", de Gerard Damiano.

O primeiro nu frontal da história do cinema brasileiro foi protagonizado pela atriz Norma Bengell em "Os Cafajestes", de Ruy Guerra, em 1962. No final da década surgem as pornochanchadas, como "Os Paqueras" de Reginaldo Faria, e o gênero se consolida nos anos 1970. Na mesma época longas como "A Dama do Lotação", de Neville D’Almeida, baseado na obra de Nélson Rodrigues, e "Dona Flor e seus dois maridos", de Bruno Barreto, baseado em Jorge Amado, ambos estrelados por Sônia Braga, exploram bem o erotismo e fazem sucesso nas bilheterias. Em 1982 estreia "Coisas Eróticas" do italiano Raffaele Rossi, considerado o primeiro filme pornô brasileiro. 

A produção e a oferta de conteúdo audiovisual de sexo cresceu e se diversificou consideravelmente com a chegada da internet e das novas tecnologias. O Brasil é um dos maiores consumidores desse conteúdo. De acordo com pesquisa da plataforma de vídeos eróticos Redtube, mais de 40 milhões de usuários brasileiros acessam o site mensalmente. 33% desse público é formado por mulheres.

Maurício Paletta, diretor-geral da Playboy do Brasil, participa do Mídia em Foco
Maurício Paletta, diretor-geral da Playboy do Brasil, participa do Mídia em Foco - Divulgação

Participam deste episódio:

Maurício Paletta, diretor-geral da Playboy do Brasil

Rodrigo Gerace, pesquisador de cinema

Tatiana Presser, psicóloga sexpert
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  erotismo

Criado em 10/12/2018 - 23:00

Últimas

O que vem por aí