A mídia pública fundamenta sua missão na prestação de serviços à sociedade, de modo que seus conteúdos contemplem a diversidade da população e estimulem a reflexão e a formação crítica das pessoas. Por isso a participação popular na construção, no fortalecimento e na defesa da comunicação pública é fundamental, como sugere a jornalista e professora da Universidade Mackenzie Márcia Detoni.
"A principal participação é a vigilância: tem que assistir à programação, acompanhar, e se manifestar caso você ache que aquela programação não está sendo satisfatória", incentiva a docente, que avalia como positivas as reclamações nos canais de Ouvidoria e o envio de sugestões de pauta pelo público.
Márcia defende também a necessidade de iniciativas para criação de grupos de apoio à mídia pública que envolvam os diversos setores da sociedade. "É muito comum você ter grupos de amigos da BBC na Grã Bretanha, amigos da CBC no Canadá, amigos da NPR nos Estados Unidos. E falta um pouco para termos aqui (no Brasil) uma mobilização não só de ONGs e movimentos sociais, mas também de acadêmicos e de profissionais", argumenta.
O Mídia em Foco traça um panorama da comunicação pública no mundo e seus desafios no Brasil: assista aqui na íntegra
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