Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Audiovisual verde

Confira as produções que estão preocupadas com o planeta

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 06/08/2011 - 23:30


julia e estevao ciavatta (2)

O clima do planeta está mudando e, já há alguns anos, cientistas e organizações ambientalistas vêm mostrando o quanto é importante a consciência ambiental. O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (06), às 20h30, embarca no clima da conscientização e mostra que o audiovisual nacional também ganhou espaço para pensar e refletir o verde do mundo.


O jovem diretor João Amorim é um dos profissionais de cinema que está preocupado com a vida do planeta. Ele está lançando o filme 2012 - Tempo de Mudança, que traz depoimentos de artistas brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências, projetos sustentáveis e contracultura. O Revista traz uma reportagem sobre o longa-metragem, que é resultado de 500 horas de imagens, animações e mais de 200 entrevistas.


Você vai conhecer melhor o cotidiano do Sr. Claudinei, um brasileiro que faz da reciclagem de lixo o sustento dos seus mais de 25 filhos. Ele é o personagem central do filme Efeito Reciclagem, de Sean Walsh, que já passou por diversos países e com alguns prêmios. A produção está selecionada para vários festivais e o catador de sucata, um exemplo de vida e de sustentabilidade, ganha visibilidade mundo afora.


O programa mostra alguns festivais dedicados às produções audiovisuais relacionadas a este tema. Em Goiás, há o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o FICA, coordenado por Délcio Tavares. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe o Cine Gaia, que oferece ao público uma diversidade de filmes sobre as questões ambientais. E, ainda, o Green Nation Fest, uma mostra multimídia cujo objetivo central é o de reunir pessoas que pensam e agem para um futuro melhor do planeta.


Ainda nesta edição, Julia Lemmertz conversa no estúdio com Estevão Ciavatta. Não satisfeito em ser diretor, roteirista, editor e fotógrafo, ele também abraça a causa ambiental em diversos trabalhos. Além de programas que exaltam a questão ecológica, como o Um Pé de Quê?, sua produtora faz replantio de árvores a cada projeto realizado. Durante a entrevista, ele explica como funciona este sistema de compensação de carbono e como surgiu a ideia de fazer programas de TV que levassem a conscientização do público, seja social - como é o caso de Central da Periferia - ou ambiental.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/08/2011 - 23:16 e atualizado em 06/08/2011 - 23:16

Últimas

O que vem por aí