Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema de Autor

De que modo os filmes experimentais são encarados no Brasil?

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 12/01/2013 - 21:30

A expressão “cinema de autor”' é usada para o filme que adota uma estética inovadora e se torna uma obra histórica. A característica mais marcante desse tipo de cinema é a reflexão sobre a forma de se ver o mundo. Mas, nem sempre, filmes autorais são vistos com bons olhos.

O Revista do Cinema Brasileiro debate o cinema de autor encarado como incômodo ou narrativa difícil de entender.  Mostra o que pensam diversos diretores contemporâneos sobre essa polêmica. E mais: como vai o cinema de autor no Brasil.

Alguns novatos do país já estão conquistando festivais e admiradores mundo afora. Jovens diretores como Kleber Mendonça Filho, de O som ao redor, Eduardo Nunes, de Sudoeste, e Júlia Murat, de Histórias que só existem quando lembradas, são algumas das promessas do novo cinema de autor.

Esta edição traz uma mostra carioca dedicada a produções independentes: a Semana dos Realizadores, criada em 2009. Nela, os realizadores exibem filmes que apostam numa linguagem artística. O Revista conversa com os organizadores do evento para melhor entender a proposta dessa galera.

No estúdio, Maria Luisa Mendonça conversa com José Carlos Avellar, especialista em cinema brasileiro. Há mais de 20 anos vivendo, observando e estudando nosso cinema, Avellar já escreveu inúmeros ensaios, críticas e artigos para dentro e fora do país, incluindo seis livros sobre o assunto. 

 

 

 




 

Direção: Marcos Altberg

Produção: Andrea Barros

Apresentação: Maria Luisa Mendonça

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/01/2013 - 17:21 e atualizado em 11/01/2013 - 17:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí