Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema de mãe e filhos

Mulheres que movem o cinema sem deixar suas crias de lado!

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 02/03/2013 - 22:30

Maria Luisa e Lucia MuratO Revista do Cinema Brasileiro desta semana é dedicado às mães: diretoras, produtoras, câmeras, técnicas de som e atrizes, mulheres que movem o cinema sem deixar suas crias de lado. A equipe de reportagem preparou matérias que mostram como a figura da mãe é representada em nosso cinema e o que acontece quando elas dividem o set com os filhos.

É o caso de Helena Ignez e suas filhas, Djin e Sinai Sganzerla, que se uniram para filmar a continuação de O Bandido da Luz Vermelha, clássico dirigido por Sganzerla, marido de Ignez e pai das meninas. Luz nas Trevas é uma espécie de homenagem ao pai. O trio de mãe e filhas conta o que as motivou a filmar o roteiro deixado por Sganzerla e como foi todo o processo.

Quem também estará nesta edição do programa é o diretor Oswaldo Caldeira, que conversa sobre seu filme Histórias de Alice, em que parte de um acontecimento familiar para recriar a busca de um filho pelo passado de sua mãe. A história, pessoal, ganha linguagem universal neste longa de Caldeira.

Maria Luisa Mendonça recebe Lúcia Murat, cineasta brasileira que faz do seu cinema um lugar da memória e da transformação. Diretora do filme Uma Longa Viagem, repleto de memória afetiva e grande vencedor do último Festival de Gramado, ela conta durante o bate-papo como é ser mãe da também cineasta Julia Murat e como essa relação influencia o cinema das duas.

E o programa não para por aí: o documentário Leite e Ferro mostra a rotina das mães que amamentam seus filhos na cadeia e como lidam com isso em um lugar de angústia e desilusão.

 




Apresentação: Maria Luisa Mendonça

Criado em 02/05/2012 - 16:45 e atualizado em 27/02/2013 - 16:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí