Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Todas as artes

A diretora Bia Lessa fala sobre sua carreira no teatro e no cinema

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 19/11/2011 - 23:30

As mais variadas formas de arte se encontram no Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (19), às 20h30. O programa vai mostrar como o cinema é capaz de englobar tantas manifestações artísticas, como a música, a literatura, o teatro e as artes plásticas.


Nesta edição, o público confere como o cinema registrou importantes momentos das artes plásticas no Brasil. Em Um Domingo com Frederico Moraes, o documentarista Guilherme Coelho relembra os encontros de criação organizados pelo crítico de arte Frederico Moraes, por volta dos anos 70. O longa faz parte da série Retratos Contemporâneos da Arte, que engloba os projetos Cildo, Fernando Lemos: Atrás da Imagem e 5+5+.


No estúdio, Maria Luísa Mendonça conversa com a diretora Bia Lessa, cuja carreira teve início no teatro e hoje inclui projetos como shows, óperas e filmes, além das projeções de cenários e instalações. Bia conta no programa como se deu esta trajetória em sua carreira e adianta quais serão seus próximos projetos.


O programa mostra os bastidores do documentário Prova de Artista. Em meio a apresentações, audições, ensaios e estudos, o cineasta José Joffily acompanhou cinco membros de uma orquestra para realizar um registro cinematográfico que ilustra a batalha e a expressão musical desses artistas.


Ainda tem um passeio pela exposição do fotógrafo, poeta e cineasta Ivan Cardoso, na galeria Graphos: Brasil, no Rio de Janeiro. Grande arquivista da contracultura, Ivan seguiu os conselhos do amigo Hélio Oiticica e juntou um arquivo de 70 mil negativos dos anos 60 e 70. O público vai conferir as obras do artista, que aplicou um pouco de seu lado pintor às fotografias, retratando a alma brasileira em arte pop.


O diretor Zelito Vianna também estará nesta edição do Revista falando sobre o longa Augusto Boal e o Teatro do Oprimido. O filme seria, a princípio, um documentário sobre o processo de criação do Teatro do Oprimido, mas Zelito foi além e levou a técnica exercitada por Boal nos palcos para uma escola, uma prisão e até um centro de saúde mental.


Durante o programa, ainda serão exibidos trechos de filmes que retrataram grandes personalidades da música e da literatura brasileira, como Castro Alves - Retrato Falado do Poeta, de Silvio Tendler, Nelson Freire, de João Moreira Salles, e Vinicius, de Miguel Faria Jr.


Apresentação: Maria Luisa Mendonça


Coprodução TV Brasil e MAltberg


 

Horário: 20h30


Reapresentação: quinta, à 1h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/11/2011 - 02:30 e atualizado em 20/11/2011 - 02:30

Últimas

O que vem por aí