O diretor carioca Murilo Salles ataca com três filmes, simultaneamente, em dezembro: o thriller político O Fim e os Meios, além dos documentários Passarinho Lá de Nova Iorque e Aprendi a Jogar com Você.
A ficção O Fim e os Meios traz um casal (Pedro Brício e Cíntia Rosa) que se envolve na eleição de um senador com quê de coronel. O marido, publicitário, comanda a campanha; ela, jornalista, tem acesso a fontes e furos graças a um assessor corrupto (Marco Ricca) que é genro do político. "Queria retratar como o indivíduo se envolve com toda a corrupção e continua culpando o outro", afirma Salles.
O documentário Aprendi a Jogar com Você também aborda um personagem à margem do sistema; no caso, o DJ Duda, um "virador" que usa todas as traquitanas para produzir seus próprios CDs e atuar em casas noturnas dos subúrbios de Brasília.
Passarinho Lá de Nova Iorque mostra os perrengues de um cineasta do interior do Maranhão que, para refilmar a cena de um de seus filmes, usa as artimanhas de que dispõe: equipamentos improvisados, truques mambembes.
O que há de comum entre os três filmes? "Investigam a brasilidade", diz Murilo Salles.
A atriz Natália Rodrigues entrevista o diretor Murilo Salles. Assista ao vídeo.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.