Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coisa de Família

Programa mostra filhos de cineastas que seguiram os caminhos dos pais

Curta TV

No AR em 11/08/2012 - 03:30

Algumas famílias têm em comum a paixão por fazer cinema. No Brasil, como no resto do mundo, é comum a parceria entre diretores e suas esposas, maridos, filhos e netos. O Curta TV de domingo vai abordar esse ofício compartilhado por entes queridos, além de mostrar como os curtas tratam dos conflitos, sabores e dissabores do núcleo familiar.

Allan Sieber

O programa traz uma entrevista com o cineasta Allan Sieber, que dirigiu o curta Deus é Pai. A animação mostra, com muito humor e irreverência, o mais clássico dos laços paternos: a relação entre Deus e Jesus, que sofre inevitável desgaste depois de milhares de anos de convivência.

Apesar de os pais estarem cada vez mais presentes na vida dos filhos, nada rende mais dramaticidade que o desmedido amor materno. Esse laço de afeto é o tema de Cartas da Mãe, dirigido por Fernando Kinas e Marina Willer. Nesta edição do Curta TV, os diretores vão falar sobre o filme, que constrói uma crônica do Brasil nos últimos 30 anos, a partir de cartas que o cartunista Henfil escreveu para mãe dele, dona Maria.

Ainda dentro do tema do amor materno, o diretor Eric Laurence comenta sobre o curta Azul, que mostra com delicadeza a espera de uma senhora pela visita do filho, em meio a um cenário insólito do sertão nordestino.

Lick The Star, de Sofia Coppola

No quadro Achados da Web, será exibido um trecho do primeiro curta de Sophia Coppola, Lick The Star. No filme, a filha do cineasta Francis Ford Coppola já anunciava a habilidade para lidar com o universo adolescente, que consagraria a diretora mais tarde em filmes como As Virgens Suicidas.

E falando sobre os filhos que herdaram o talento dos pais, o programa desta semana traz uma entrevista com filhos de importantes diretores brasileiros. Pedro, Julio, Cacala e Rita Carvana vão falar sobre como seguiram os passos do pai, o diretor Hugo Carvana. Também seguindo o caminho do pai Cacá Diegues, Isabel e Flora Diegues vêm dando motivos de orgulho para o cineasta.

No segundo bloco do programa, é a hora de exibir um curta na íntegra. O escolhido desta edição foi Onze Onze, filme de Cauê Angeli que fala do primeiro passo para a formação de uma família: o amor. O filme é baseado no conto Caligrafia Ilegível, do escritor gaúcho Moacyr Sciliar, e mostra como o amor pode se embaraçar nas armadilhas do cotidiano.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/01/2012 - 04:30 e atualizado em 10/08/2012 - 18:38

Últimas

O que vem por aí