Curta TV

Próximo episódio

  • O Cinema e o Sert√£o

    Curta TV faz um apanhado de filmes da nova geração que têm o sertão como pano de fundo

    Renata BoldriniO sert√£o brasileiro ‚Äē t√£o bem representado nos cl√°ssicos liter√°rios Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Grande Sert√£o: Veredas, de Guimar√£es Rosa ‚Äē √© um ambiente¬† explorado com frequ√™ncia na tela grande, desde o Cinema Novo de Glauber Rocha.¬† Por isto, ele √© o tema do Curta TV desta semana, que mostra filmes da nova gera√ß√£o. Um deles √© P√ļrpura, de Tavinho Teixeira, que parte de uma casa em chamas em um vilarejo paraibano devastado pela peste. O diretor conversa sobre o curta, rodado em Sap√©, cidade natal do poeta Augusto dos Anjos, na Zona da Mata Paraibana.

    Já a diretora Iziane Mascarenhas rodou o premiado Querença em Quixeramobim, no sertão pernambucano. Baseado em fatos reais, o filme mostra uma mulher que decide construir a vida como cangaceira e acaba cometendo uma traição.

    Esta edi√ß√£o ainda traz o Festival Sert√£o Itaparica Mundo, que acontece h√° tr√™s anos em Floresta, no interior de Pernambuco. O evento conta com uma s√©rie de shows de dan√ßa e m√ļsica, al√©m da Mostra Nacional Curta Sert√£o.

    No segundo bloco,o filme O som do tempo, de Petrus Cariry, é exibido na íntegra. O curta revela, sem qualquer diálogo, o abismo que separa o interior do Brasil dos cenários urbanos.

     

     

    Apresentação: Renata Boldrini

     

Episódios anteriores

P√°ginas

Programas