Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curta DOC: realidade e ficção se misturam de forma criativa

Narrativas que fogem do documentário tradicional e abusam da

Curta TV

No AR em 21/04/2014 - 03:45
A apresentadora Renata BoldriniCurta TV mostra que é possível misturar realidade com ficção de diferentes formas. No filme Confete, a diretora Mariana Kaufman registra a trajetória de um dos símbolos da folia (que dá nome ao curta) desde sua fabricação até os blocos do Rio de Janeiro.

O documentário Memorial trem de ferro, de Ernoy Marttiello, conta a história da locomotiva do Contestado, que ligava São Paulo ao Rio Grande. Unindo realidade e ficção, o diretor faz um registro histórico e afetivo do Brasil da época da Maria Fumaça. E misturando depoimentos e imagens de arquivo com animação, o curta A guerra dos gibis, de Thiago Mendonça e Rafael Terpins, mostra a relação entre criadores de histórias em quadrinhos eróticas e a censura da ditadura militar.

No último bloco, o programa exibe, na íntegra, o curta De volta ao quarto 666, inspirado no longa Quarto 666, de Wim Wenders. A partir do filme do cineasta alemão – que, em 1982, ouviu os mais importantes nomes do cinema mundial sobre os rumos do audiovisual –, o diretor Gustavo Spolidoro retoma o assunto, mas com uma perspectiva bem diferente.

 




Apresentação: Renata Boldrini

Direção e Produção: Marco Altberg

Criado em 21/06/2013 - 13:35 e atualizado em 11/07/2013 - 22:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí