Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Cinema em preto e branco

O PB ainda encanta muitos cineastas

Curta TV

No AR em 06/02/2012 - 01:30

Foi na década de 1930 que o cinema conheceu as cores. Mas até hoje muitos filmes se mantêm fiéis à estética original do cinema. O Curta TV deste domingo (5), às 22h30, vai falar sobre os curtas que contam suas histórias em preto e branco e ainda saber com fotógrafos e diretores de arte o que eles pensam a respeito deste recurso.

Charles Chaplin é o mais famoso exemplo dos diretores que se mantiveram resistentes à introdução da cor e do som em seus filmes durante décadas. O cinema continua recorrendo ao preto e branco como recurso de linguagem - fazendo a separação entre passado e presente - ou como opção estética.

Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra (2008)

Alguns curtas produzidos recentemente e rodados em PB se transformaram em obras de sucesso, garantindo vários prêmios. Entre eles estão Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente; Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra; e Haruo Ohara, de Rodrigo Grota. Os diretores falam no programa sobre essa opção formal pelo recurso em seus filmes.

Mas quem é responsável por transformar o contraste de luz e sombras do PB em espetáculo visual na tela são os diretores de arte e fotografia. A equipe de reportagem do Curta TV entrevistou alguns desses profissionais e ouviu o que eles têm a dizer sobre esse processo.

O programa mostrará ainda o primeiro curta-metragem em cores realizado no mundo. Trata-se da animação Flowers and Trees, lançada em 1932 pelos estúdios Disney, e primeiro desenho animado a ganhar um Oscar.

Curta TV: O Labirinto, de Gleyson Spadetti (2007)

Na sessão Curta TV deste domingo será a vez de exibir o filme Labirinto, de Gleyson Spadetti. A atriz Alessandra Maestrini interpreta uma mulher seqüestrada e torturada por um maníaco obsessivo, que se vê presa a uma intrincada trama que mistura o presente, o passado e o futuro de sua vida. O curta contou com uma equipe formada por alunos do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e levou o prêmio de melhor montagem no 40º Festival de Brasília.

O Curta TV é exibido aos domingos, às 22h30, com reprises aos sábados, às 23h45, na TV Brasil.

Horário: 22h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/02/2012 - 04:30 e atualizado em 06/02/2012 - 04:30

Últimas

O que vem por aí