Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Reinado das Armas

Dias que Abalaram o Mundo

No AR em 05/03/2015 - 01:00

Do Velho Oeste à Mafia, a história da América e as armas estão inexoravelmente ligadasNesta semana, Dias que Abalaram o Mundo exibe o filme "O Reinado das Armas", que enfoca a lenda do nada duradouro tiroteio no O.K. Corral, em 1881, e a anarquia descontrolada do Massacre de St.Valentim, em 1929, para mostrar como a história da América e a arma estão inexoravelmente ligadas.

"... Fio condutor da História pode ser invocado por ser informativo e silenciosamente eficaz em sua simplicidade.", escreveu James Jackson, do The Times, ao avaliar a série.

No episódio, o telespectador vai saber mais sobre como o duelo do O.K. Corral marcou o Velho Oeste americano. Na noite de 15 de março de 1881, bandidos tentaram assaltar a diligência da Wells Fargo, que saiu de Tombstone para Benson com seis passageiros e um carregamento de barras de prata. Logo após Contention ocorreu a tentativa de assalto: o condutor Buld Philpot caiu baleado, mas Bob Paul - escolta da companhia e Delegado Federal em Tucson - conseguiu recuperar o controle e conduzir o veiculo até à estação mas próxima, frustrando as intenções dos cinco assaltantes. A notícia foi enviada pelo telégrafo, de Benson para Tombstone, ainda na mesma noite: os bandidos fracassaram, mas Bud Philpot e um passageiro estavam mortos. Doc Holliday e os irmãos Earp - Wyatt, um jogador e andarilho, Virgil e Morgan, estavam envolvidos.

Já o Massacre de St. Valentim, nome com que ficou conhecido o assassinato de sete pessoas, em 14 de fevereiro de 1929, durante a Era da Lei Seca nos Estados Unidos, mostra que as mortes foram causadas por um conflito entre duas poderosas quadrilhas de Chicago: a Gangue do Lado Sul, liderada pelo ítalo-americano Al Capone e a Gangue do Lado Norte, cujo chefão era o polaco-irlandês Bugs Moran. Membros da Egan's Rats também foram suspeitos de terem participado do massacre, do lado de Capone. Eles tinham sido assassinados com vários tiros, provavelmente por criminosos comandados por Al Capone, tanto locais como provavelmente por pistoleiros de fora da cidade.Entre as razões do crime, retaliações por contra de tentativa de assassinato mal-sucedida e também o contrabando de bebida nos subúrbios da cidade.

 




Produtores-Executivos:
David Upshal (Windrush, The True Face of War)
Colin Cameron (The Heat Is On)
Uma produção Lion TV para BBC e History Channel

Criado em 23/02/2015 - 19:00 e atualizado em 23/02/2015 - 19:09

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí