Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Soar da Liberdade

A fundação dos Estados Unidos e a independência da Índia

Dias que Abalaram o Mundo

No AR em 19/03/2015 - 01:00

Das tragédias da História aos triunfos do desenvolvimento científico, Dias Que Abalaram o Mundo está retratando marcos do nosso tempo que, unidos, fornecem um retrato das experiências humanas.

Ilustração retrata o chá jogado ao mar, em BostonNesta semana, o filme O Soar da Liberdade mostra que, enquanto o Boston Tea Party de 16 de dezembro de 1773 encarnou um espírito de rebelião que provocaria uma revolução, o dia da independência da Índia, em 14 de agosto 1947, foi caracterizado pela violência, confrontos entre rivais sikhs, muçulmanos e hindus.

O Boston Tea Party aconteceu quando os habitantes das colônias norte-americanas rebelaram-se contra uma decisão arbitrária da metrópole inglesa, atirando 45 toneladas de chá ao mar no porto de Boston. Naquela época, várias regiões do nordeste da América do Norte ainda eram dominadas pela Inglaterra, que cobrava imposto das colonias sobre produtos como chá, açúcar, vinho, papel e tinta.

Os homens que lançaram o chá ao mar foram imitados em várias outras cidades do país e acabaram ficando conhecidos como os primeiros heróis do movimento pela independência dos Estados Unidos. Após o ocorrido, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis. No entanto, o movimento pela independência não se deixou abater por tais medidas. Três anos depois, 13 colônias fundariam os Estados Unidos da América.

Já o primeiro dia da independência indiana, em 15 de agosto de 1947, iniciou também uma divisão violenta entre o novo Estado indiano e o Paquistão, acarretando a maior e mais sangrenta migração forçosa de que o mundo moderno tem conhecimento. Entre abril e novembro de 1947, uma massa de entre 10 e 15 milhões de pessoas atravessou a fronteira nos dois sentidos: os muçulmanos para o noroeste, em direção ao novo Paquistão, e para o leste, onde está localizado hoje Bangladesh, e os hindus para o sul, rumo à Índia.

Essas migrações em massa desencadearam massacres que deixaram entre 500.000 e um milhão de refugiados mortos, assassinados nas estradas ou nos vagões dos "trens da morte". Os autores eram, de um lado, muçulmanos, e de outro hindus e sikhs, armados de machados, facões e tacos, impulsionados pelo sentimento de cólera pela divisão, pela perda de territórios, casas e terras.

 




Produtores Executivos:
David Upshal (Windrush, The True Face of War)
Colin Cameron (The Heat Is On)
Uma produção Lion TV para BBC e History Channel

Criado em 10/03/2015 - 15:53 e atualizado em 10/03/2015 - 18:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí