Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Teoria de Gaia

Programa explica as bases desse sistema e mostra o percurso da

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 10/01/2012 - 22:30

A Teoria de Gaia, concebida pelo cientista inglês James Lovelock, é um dos mais interessantes pensamentos acerca da vida na Terra. Lançada em 1979, com a publicação do livro Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra, ela foi considerada audaciosa para a época.

Em sua hipótese, Lovelock imagina o nosso planeta como um sistema vivo, com a capacidade de regular as condições naturais de maneira a favorecer a perpetuação da vida na Terra. Oceanos, biosfera, atmosfera e extratos geológicos funcionariam como um único sistema, sempre com o objetivo de manter condições adequadas à vida. O Expedições de terça (10), às 19h30, explica as bases desse sistema, as evidências estudadas por Lovelock, e mostra o percurso da formulação da teoria.

A comunidade científica internacional, a princípio, rejeitou a teoria, achando-a inverossímil e fantasiosa. Como poderia a Terra ser um sistema vivo, com elementos díspares como organismo e o ambiente físico integrados para alterarem as condições climáticas do planeta?

Depois de muitas adesões de importantes cientistas e pensadores à teoria, Gaia é vista como uma possibilidade plausível, uma hipótese complexa e globalizante capaz de explicar a estabilidade das condições climáticas e atmosféricas no planeta durante milhões de anos. Em 2001, um congresso internacional sobre mudanças climáticas, em Amsterdam, mais de mil cientistas assinaram um termo afirmando que a Terra é um sistema auto-regulador de seu clima, avalizando assim o principal argumento da Teoria de Gaia.

O programa examina os principais aspectos da Teoria e ouve as opiniões do professor Rogério de Oliveira, especialista no assunto.

Livre

Apresentação Paula Saldanha.

Produção RW Cine.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/01/2012 - 01:30 e atualizado em 11/01/2012 - 01:30

Últimas

O que vem por aí