Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mares Sazonais

Descubra os efeitos do sol na vida marinha dos mares temperados

Planeta Azul

No AR em 25/05/2016 - 01:00

Mares Sazonais - Planeta AzulNesta semana, a série Planeta Azul mostra os mares sazonais. A edição acompanha as estações do ano e explora os efeitos do sol na vida marinha dos mares temperados ao redor do globo.

Durante o inverno, uma tempestade atinge a costa no norte da Europa. Ondas de 15 metros batem contra o despenhadeiro, tornando, aparentemente, a sobrevivência impossível. De fato, vários animais deixam a área em busca de um lugar calmo nas águas mais profundas, mas alguns decidem ficar. No mês de janeiro, milhares de focas procuram praias desse tipo para se reproduzirem no meio do inverno.

A chegada da primavera é marcada pela explosão de uma forma de vida microscópica: o anual florir dos plânctons. Técnicas de fotografia a laser revelam um mundo secreto onde os plânctons utilizam uma trilha de química invisível para escapar dos seus predadores. As águas-vivas estão entre as criaturas que se alimentam desses seres minúsculos e sua beleza é retratada no programa.

O verão é o tempo da reprodução. Numa sequência encantadora, uma foca macho pratica seu ritual de acasalamento, um comportamento único, raramente testemunhado pelo homem. Outros animais como o salmão e as lagostas também escolhem essa época do ano para a procriação.

Em setembro, quando os dias começam a ficar mais curtos no hemisfério norte, a água começa a esfriar e os animais já esperam o inverno. No mês seguinte, o inverno chega. Mas do outro lado do Equador, na Tasmânia, acontece o contrário e os peixes começam seu ciclo reprodutivo.

No final de novembro, o litoral da Noruega é o destino de mais de 500 milhões de toneladas de arenques. Eles tentam escapar da turbulência encontrada no mar aberto. O litoral se transforma literalmente em rios de peixes. Uma vasta fonte de alimento que atrai pequenos grupos de baleias-orca.

E, mais uma vez, a temperatura abaixa nos mares do norte para a longa espera até a chegada da primavera quando o sol retorna e junto com ele os plânctons. Mais ao norte o oceano está completamente congelado e na total escuridão.

 




Produção: BBC Worldwide

Criado em 19/06/2011 - 19:19 e atualizado em 16/05/2016 - 17:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí