Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A lenda do primeiro escravo alforriado do Brasil

Adaptação moderna da lenda brasileira do primeiro escravo alforriado do Brasil, o filme Dia de Preto conta a história de um jovem negro (protagonizado pelo ator Marcelo Batista) lutando pela sua liberdade. Ele foge de seu patrão e de uma gangue sinistra, que procuram uma relíquia sagrada roubada: um sino de ouro histórico, peça valiosa que remonta ao Rio de Janeiro do século XVII.

Com suspense e humor, o filme conduz os espectadores sob o ponto de vista do protagonista durante um dia alucinante, cheio de contratempos e personagens bizarros. No fim dessa jornada de vida e morte, nosso herói acaba aprendendo que algumas histórias nunca terminam.

Lançado em 2012, Dia de Preto é uma aventura que aborda o racismo e sua existência cíclica. Um filme repleto de citações, paródias e referências da cultura pop, dos quadrinhos e do cinema comercial de gêneros. Como num quebra-cabeça invertido, a narrativa vai progressivamente se tornando surreal e fantástica conforme o espectador vai compreendendo que a história se repete como farsa.

Um dos diretores do filme, Daniel Mattos, conta que dirigiu o projeto junto a Marcos Felipe e Marcial Renato, com uma equipe reduzida.  Com o orçamento de um curta-metragem e investimento exclusivamente privado, o filme é, segundo ele, o resultado da combinação de absoluta liberdade artística e soluções técnicas criativas. Uma obra que se inscreve numa nova safra de produções brasileiras, realizadas por jovens cineastas com uso intensivo de tecnologias digitais leves, orçamentos enxutos e visão multicultural.

Veja cenas dos bastidores do filme O Dia de Preto




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/11/2015 - 19:21 e atualizado em 16/11/2015 - 19:21

Últimas

O que vem por aí