Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O cineasta Eduardo Belmonte fala do seu aprendizado com Nelson Pereira dos Santos

Belmonte revela a Natália Lage todo o seu aprendizado com o cineasta Nelson Pereira dos Santos, conhecido por dirigir o clássico Vidas Secas, longa baseado na obra de Graciliano Ramos.

O cineasta Eduardo Belmonte começou estudando cinema em Brasília, experimentou diversos gêneros e formatos cinematográficos e já conquistou mais de sessenta prêmios em festivais no Brasil e no exterior.

“Tive dois professores importantes: um quando eu estava na faculdade, que se chama Armando Bocão, que me ensinou muito sobre montagem, e outro quando eu estava para me formar, que foi o Nelson Pereira dos Santos”, diz ele. 

O cineasta conta que em 1993 Nelson Pereira dos Santos foi até Brasília e resolveu chamar cinco alunos da escola de cinema da UnB para trabalhar ao lado dele no seu longa A Terceira Margem do Rio.

Belmonte estava entre os alunos convocados. Ele entrou como um mero ajudante que batia a claquete antes dos atores entrarem e terminou a experiência como assistente de direção.

Ele ainda conta que o cineasta Nelson Pereira dos Santos se colocava como professor de fato.

“Ele parava e explicava. Eu ficava com o roteiro dele em casa, com as anotações dele, com a decupagem das cenas. O Nelson foi a minha outra faculdade. Foi a faculdade de fato: de você aprender a dinâmica de filmar”, conclui.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/10/2015 - 14:41 e atualizado em 27/10/2015 - 18:44

Últimas

O que vem por aí