Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Som na Rural com Lula Queiroga

Obra musical do cantor se conecta ao mundo a partir de Pernambuco

Som na Rural

No AR em 27/01/2017 - 07:30

O talento de Lula Queiroga neste Som na RuralNo Som na Rural de hoje, o apresentador Roger de Renor conduz o veículo sonoro em direção ao Poço da Panela, bairro localizado às margens do rio Capibaribe, no Recife, para mostrar a música do instrumentista, cantor, compositor, produtor e cineasta pernambucano Lula Queiroga.

A obra musical de Lula Queiroga se conecta ao mundo a partir de Pernambuco, mas suas referências são múltiplas, transitam por ritmos tradicionais nordestinos e por gêneros, como o samba e o rock. Em sua música, sons orgânicos e programações eletrônicas interagem produzindo um vigoroso caldo de sabor contemporâneo.

Lula lançou seu primeiro álbum, Baque Solto, em 1983, em parceria com Lenine. Nos anos seguintes composições de sua autoria foram gravadas por dezenas de nomes da música popular brasileira. No entanto, Lula só voltou a lançar um novo álbum após um jejum de 17 anos.

Em 2001, Lula Queiroga lançou seu primeiro álbum-solo Aboiando a Vaca Mecânica e de cara levou o respeitado prêmio anual da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de "Melhor Compositor Popular 2002”. Em 2004, foi a vez de Azul Invísivel Vermelho Cruel e, em 2010, de Tem Juízo Mas Não Usa.

Para o Som na Rural, Lula Queiroga escolheu um repertório composto por faixas de seus três álbuns solo – Pobretown, Você não Disse, Noite Severina, Cano na Cabeça, Roupa no Varal, Dois Olhos Negros e Tem Juízo Mas não Usa – e de quebra interpretou uma composição ainda inédita.

Som na Rural ainda traz duas matérias em torno da vida e obra de Lula Queiroga. A primeira delas apresenta para os telespectadores três gerações da família Queiroga, composta majoritariamente por músicos. A outra matéria é um bate-papo descontraído com o cantor e compositor pernambucano Lenine, parceiro de Lula Queiroga há mais de três décadas.




CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE / TV VIVA - PRODUTOR EDUARDO HOMEM E NILTON PEREIRA - DIRETOR

Ultimas

O que vem por aí