Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Som na Rural com Lula Côrtes

A pintura, a literatura e a música do artista pernambucano

Som na Rural

No AR em 02/01/2014 - 21:30

Lula Côrtes & Má Companhia no Pátio do Carmo, gravando o Som na RuralHoje, a atração do Som na Rural é Lula Cortês, um homem que sempre dividiu seu tempo entre a pintura, a literatura e a música. Nos anos 1970, Lula foi o guru da turma do “udigrudi” pernambucano e um dos primeiros compositores a fundir ritmos regionais nordestinos com o rock and roll. Seu disco de estreia, Satwa, de 1973, feito em parceria com o cartunista Lailson, é considerado o primeiro LP independente gravado no Brasil. Não bastasse isso, Lula Côrtes também assinou com Zé Ramalho o psicodélico Paêbiru, de 1975, considerado, atualmente, o LP mais raro — e mais caro — do Brasil.

Gravado no Pátio do Carmo, no centro de Recife, Lula Côrtes fez sua apresentação para o Som na Rural acompanhado pela banda Má Companhia e mostrou seis músicas de seu repertório. O programa começa com O Clone, sexta faixa do CD A Vida não é Sopa, lançado em 2006. O Clone é um rock-melodia, que fala sobre as pessoas que trabalham tocando e cantando na noite. Na seqüência, Lula Côrtes e a Má Companhia tocam Maracatu do Robocop. Depois é a vez de A Tirana, música gravada em 1995 no estúdio do guitarrista Robertinho do Recife, no Rio de Janeiro.

Lula Côrtes ainda interpreta as canções Me Dê uma Chance (Camisa de Vênus) e Jacarepaguá Blues (Zé Ramalho). Em seguida, canta A Balada Cavernosa e, para encerrar, a espirituosa Eu Fiz Pior, um relato autobiográfico no qual ele declara em versos: “Eu fiz pior/ Gravei outro CD sem levar nenhum tiro/ Muito pior/ Parei de tomar droga e fui fazer retiro…/ …Eu fiz pior/ Saltei como no circo cada armadilha/ Muito pior/ É só por isso que meu nome ainda brilha”.

Som na Rural apresenta, ainda, um trailer do longa-metragem filmado sobre a gravação do LP Paêbirú e uma gravação com a Bluestamontes, banda indicada para o programa pelo próprio Lula Côrtes.
 




CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE / TV VIVA (PROD. CLARICE HOFFMANN) - PRODUTOR EDUARDO HOMEM E NILTON PEREIRA - DIRETOR

Ultimas

O que vem por aí