Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cello Dance

Do barroco ao romantismo, a busca pela expressão da dança em peças

A Grande Música

No AR em 27/01/2012 - 02:00

Cello Dance

O Cello Dance foi criado pela bailarina e produtora cultural, Mariana Chew, a partir do Encontro Internacional de Violoncelos. Essa reunião abriu espaço para o calendário da dança no Rio de Janeiro e a oportunidade de integração com os intérpretes no palco, que o programa A Grande Música mostra na quinta-feira (26), às 23h.

As coreografias são criadas livremente, muitas vezes a partir de obras que não eram originais para balé. Em alguns casos, também as músicas foram transcritas para formações que surgem no Encontro Internacional de Violoncelos: J. S. Bach - Prelúdio das Suítes nº 1 e 2 (Lars Hoefs e Mateus Ceccato, violoncelos; bailarinos da Cia. Caetano de Dança, coreografia: Thiago Caetano).

Na continuação, o programa passa do Barroco ao Romantismo. Mais uma vez, a busca de expressar em dança uma peça originalmente composta para concerto. Cada escola estética desafia os coreógrafos e bailarinos a uma solução diferente: F. Chopin - Prelúdio op. 28 nº 15 (Claudia Tolipan, piano; Mateus Ceccato, violoncelo; bailarinas Betina Dalcanale, Mônica Barbosa e Viviane Barreto; coreografia: Mônica Barbosa).

Todas as manifestações estão presentes no Cello Dance. Da criação coreográfica sobre compositores "eruditos" até expressões da música pop de nosso tempo. É o caso da coletânea de sucessos dos Beatles, com músicas de Lennon e McCartney servindo de base para uma criação coreográfica: Lennon & McCartney - The Beatles Medley (Quarteto de Violoncelos RICE 2010; bailarinos Diego Cruz, Janaína Casteleti, Lara Benevides, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Mirna Nijs e Priscilla Mota; coreografia: Rodrigo Neri).

O programa retorna a Bach, e uma coreografia solo para o Concerto para dois violinos e cordas. Várias dimensões da proposta do RICE e do Cello Dance. Músicos internacionais se juntam a estudantes e projetos sociais para dar vida à coreografia criada pela própria solista: J. S. Bach - Concerto para dois violinos em Ré Maior, BWV 1052 (Haroutune Bedelian e Thiago Cosmo, violinos; Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu, regente Russel Guyver; Bailarina e coreógrafa Jeanete Guenka).

Outro momento que aprofunda a integração da solista instrumental aos bailarinos. A flautista se mistura aos bailarinos e seu passeio serve para movimentar a cena, participando da coreografia: Luiz Gonzaga - Assum Preto / C. Guerra Peixe - Mourão (Sofia Ceccato, flauta; Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu, regente: David Chew; bailarinos do Theatro Municipal RJ, coreografia: Betina Dalcanale e Mônica Barbosa)

 

Direção geral, apresentação e roteiro José Schiller

Direção e edição Gustavo Borjalo

Produção-executiva Cristina Maluhy

Horário: 23h

Reapresentação: sábado e domingo, às 3h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/01/2012 - 05:00 e atualizado em 27/01/2012 - 05:00

Últimas

O que vem por aí