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Sons Particulares

A partir do classicismo, a sonoridade de cada instrumento passa a

A Grande Música

No AR em 02/12/2011 - 02:30

A Grande Música - willi_schwaiger

Os compositores sempre fizeram suas obras para os instrumentos que tinham disponíveis. Cada conjunto ou intérprete usava o que tinha ou sabia tocar. Somente a partir do classicismo, o timbre, a sonoridade particular de cada instrumento, começa a ser levado em conta, e obras são compostas especificamente para um instrumento determinado. Hoje é um elemento estrutural para o compositor.


A pesquisa musicológica oferece conceitos de interpretação que incluem adotar a réplica do instrumento original para reconstruir a sonoridade conhecida na época em que cada obra foi composta. A edição de A Grande Música que vai ao ar na quinta (1), às 23h30, vai ser dedicado a esses sons.


O pianoforte foi o primeiro teclado da história a oferecer os recursos de dinâmica que acabaram determinando o seu nome. Seu mecanismo permitia abafar ou ampliar o som produzido em suas cordas percutidas. Isto criou uma nova sonoridade que foi magistralmente explorada por Wilhelm Friedrich Bach, por exemplo, um dos que marcaram a nova escola clássica na música de concerto. Com o pianista Robert Hill, duas obras de Wilhelm Friedrich Bach: "Fuga em fá menor, Falck 31, nº 8" e "Fantasia em Lá Maior, Falck 23".


Outro exemplo de formação que recupera a sonoridade dos instrumentos originais é o Athestis Chorus e Academia de li Musici. O conjunto se dedica a resgatar a interpretação de obras vocais e instumentais de acordo com a pesquisa sobre a estética da época. O programa mostra dois trompetes naturais usados pelos solistas do "Concerto para dois trompetes naturais, em Dó Maior, RV 537" de Vivaldi, que apresentaram quando participaram do Projeto Música nas Igrejas.


Existem instrumentos ainda mais raros. A trompa usada pelos pastores dos Alpes, por exemplo, é o instrumento solista do "Concerto para trompa alpina em Sol Maior" de Leopold Mozart. Nessa apresentação, Willi Schwaiger, na trompa alpina, é acompanhado pelos Solistas de Câmara de Salzburgo.


Outra atração internacional de A Grande Música é a Orquestra do Século XVIII. Trata-se de um conjunto holandês que se dedica a executar concertos e sinfonias com a mesma configuração das orquestras.




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Criado em 02/12/2011 - 05:30 e atualizado em 02/12/2011 - 05:30

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