Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aqui começa o Brasil

Reportagem visita Oiapoque, no extremo norte do Amapá

O Caminhos da Reportagem desembarca em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e mostra como é a vida da população do município, que faz fronteira com a Guiana Francesa. 

Oiapoque tem pouco mais de 24 mil habitantes e fica a 600 quilômetros de Macapá, capital do estado. Parte da estrada ainda não é asfaltada, o que dificulta ainda mais o acesso terrestre à cidade, cercada por águas e florestas. Os barcos são o principal meio de transporte e é por meio deles que muitas crianças atravessam o rio Oiapoque todos os dias em direção à escola, que fica em San George, na Guiana Francesa.

Caminhos da Reportagem chega a Oiapoque
Caminhos da Reportagem chega a Oiapoque - Divulgação

Os moradores de Oiapoque relatam como é a rotina, os prazeres e os obstáculos da vida no extremo norte do país. Além da dificuldade de acesso aos grandes centros, a população enfrenta dificuldade de comunicação e escassez de energia elétrica. Há localidades que ainda não contam com serviços de telefonia e de internet e a eletricidade é disponibilizada por apenas algumas horas dos dias e das noites. José Maria Bararoá, líder comunitário da Vila Nova do Taparabu, distrito de Oiapoque, conta que a maior dificuldade dos moradores da comunidade está no acesso aos serviços de saúde. 

Pôr do sol em Oiapoque
Pôr do sol em Oiapoque - Divulgação

Nos arredores de Oiapoque e na fronteira com a Guiana Francesa, acompanhamos o trabalho do Exército Brasileiro para inibir e combater diversos crimes ainda muito comuns, como tráfico de pessoas e de drogas, extração ilegal de ouro, barcos de pesca sem documentação e brasileiros em situação irregular. Em algumas operações, a atuação é realizada em conjunto com a Legião Estrangeira, unidade militar da França.

Durante a viagem, também conhecemos familiares de integrantes do Exército Brasileiro que decidiram abandonar a vida agitada das grandes cidades e optaram por uma vida mais tranquila na região. 

Ponte Binacional liga o Brasil à Guiana Francesa
Ponte Binacional liga o Brasil à Guiana Francesa - Divulgação

O programa mostra, ainda, a situação da Ponte Binacional, que liga o Brasil à Guiana Francesa. A obra levou mais de 20 anos para ser construída e custou mais de R$ 30 milhões ao Brasil. Paulo Gustavo Pellegrino Correa, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá, explica que entre os empecilhos para o uso da ponte estão as barreiras físicas e econômicas: físicas em razão da dificuldade de acesso, das más condições da estrada para se chegar a Oiapoque, o que prejudica a questão logística e de transporte de produtos que poderiam ser exportados; e econômicas em razão do alto custo de um seguro obrigatório exigido para que carros possam circular pela Guiana.

“A ponte, apesar de simbolicamente ser muito interessante, precisa ainda mostrar a que veio, não sei se mostra. Ela tem uma beleza estética e uma beleza simbólica, mas não sei se tem um uso prático e se ela vai ter. Isso é um desafio”, afirma.

Caminhos da Reportagem: Aqui começa o Brasil
Caminhos da Reportagem: Aqui começa o Brasil - Divulgação

Ficha técnica

Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Produção: Ana Graziela Aguiar e Mariana Fabre
Imagens: Rogerio Verçoza
Auxílio técnico: Dailton Matos
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens e finalização: Henrique Corrêa
Arte: Leandro Viana
Agradecimentos: Exército Brasileiro, Centro de Comunicação Social do Exército – CCOMSEX, Comando Militar do Norte, Comando de Fronteira Amapá/ 34º BIS e Ivan Souza Gomes

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/08/2017 - 12:40

Últimas

O que vem por aí