Para muita gente, falar de Brasília é pensar em política, turismo cívico e arquitetura. Poucos sabem, porém, que bem perto da Capital Federal, a natureza surpreende. Em apenas um final de semana – ou até em um dia - é possível fazer rapel, caminhada, tomar banho de cachoeira, além de contemplar o colorido pôr do sol do planalto central.
O Caminhos da Reportagem fez uma rota de turismo ecológico entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, percorrendo paisagens típicas do cerrado.
Nossa equipe acompanhou a turismóloga Karina Galvão e a filha dela, Alice, em uma viagem de Brasília até o Balneário das Lajes, em Cristalina (GO), passando pela Pedra Chapéu do Sol, considerada uma das maravilhas de Goiás. Segundo Karina, passear pelo cerrado é se conectar consigo mesmo. A menina se diverte a cada passeio em direção às cachoeiras do cerrado.
O programa também mostra o rapel no Buraco das Andorinhas, localizado em Formosa (GO). A aventura termina em uma caverna, com direito a mergulho. “Praticamente todo final de semana trazemos pessoas aqui. Tem muitos estrangeiros, muitas pessoas já estão procurando o Buraco das Andorinhas, que ainda não é tão conhecido. A gente leva lanternas de mergulho que nos permitem visualizar a cor azul da água”, explica o guia Maurício Martins Júnior. A
A professora da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante, explica que o cerrado é uma das superfícies mais antigas da Américas, por isso, tem tanta diversidade. “É uma superfície que já passou por diversos eventos importantes na história de formação do continente e isso gerou essa enorme quantidade de paisagens, de relevo, de topografia”.
Conhecemos também o Parque Nacional de Brasília, o Paraíso na Terra, a Fazenda Bonita, além do Salto do Itiquira e a Fazenda Bisnau.
Ficha técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Produção: Pollyane Marques
Imagens: Rogerio Verçoza e Sigmar Gonçalves
Auxílio às imagens: André Rodrigo Pacheco
Auxílio técnico: Alexandre Souza
Apoio: Dailton Matos e Thiago Pinto
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens: Jerson Portela e Rivaldo Martins
Arte: Dinho Rodrigues e Pâmela Lopes
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.