Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuidadoras

A vida de quem dedica a maior parte do tempo ao cuidado dos outros

Caminhos da Reportagem

No AR em 17/05/2020 - 20:00

Já pensou em como é a vida e como está a saúde daqueles que cuidam dos pais idosos, dos filhos que estão doentes ou de quem tem alguma deficiência? Esta edição do Caminhos da Reportagem retrata a importância do trabalho das pessoas que se dedicam a cuidar de alguém. 

No mundo inteiro, o cuidado ainda tem rosto de mulher, já que 75% das pessoas que cuidam são meninas ou mulheres. A pesquisa Tempo de Cuidar, publicada pela Oxfam, mostrou que 42% delas têm dificuldade de encontrar trabalho porque se encarregam de alguém da família. 

Com o envelhecimento da população e a redução do tamanho das famílias, a questão do cuidado também traz um impacto econômico. Se as cuidadoras informais fossem remuneradas, esse mercado poderia movimentar três vezes mais dinheiro do que a indústria de tecnologia, ainda de acordo com a pesquisa. O aumento da demanda também faz crescer a procura por cuidadores profissionais. No Brasil, por exemplo, essa é a profissão que mais cresce. Nos últimos dez anos, o número de cuidadores profissionais aumentou 547%.

Cuidadora voluntária na casa da dona Denise Landell
Cuidadora voluntária na casa da dona Denise Landell - Divulgação

A pandemia provocada pela Covid-19 tem exigido ainda mais cuidado e transformado as rotinas em casa. Essa reportagem é resultado de histórias de cuidadoras que mostram parte das suas atividades, falam sobre preocupações, dificuldades, medos e angústias. Elas também se abrem para contar dos vínculos, conquistas, afeto e amor.

Berna Almeida transformou a dor da perda em um projeto de cuidadores voluntários. Com a morte da mãe, de quem cuidou por sete anos, a sensação de vazio foi amenizada por uma rede de solidariedade. “Ou eu ficava de cama ou eu fazia alguma coisa. Foi aí que surgiu o projeto Conte Comigo. A pessoa vai na sua casa e pode doar o tempo que ela quiser – uma hora, duas, três, quatro. Você quer ir lá só pra conversar? Vai lá só pra conversar. Quer ajudar a dar um banho? Vai lá ajudar a dar um banho”, explica. 

“Uma coisa que ajuda humanos em geral, seja cuidador, seja paciente, seja profissional, é pedir ajuda. A gente tem a sensação de que precisa ser autossuficiente. E muitas vezes, na hora em que a gente consegue pedir ajuda, a gente consegue ter mais chances de resolver problemas”, afirma o médico intensivista e paliativista Daniel Neves Forte. O adoecimento de cuidadores muitas vezes passa despercebido. “Isso é uma questão muito séria, porque a gente percebe o quanto de desgaste eles têm em relação a esses cuidados. Muitos deles são idosos cuidando de outros idosos”, lembra Andrea Faustino, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade de Brasília.

Lucena deixou de ter trabalho fixo quando a filha nasceu com microcefalia
Lucena deixou de ter trabalho fixo quando a filha nasceu com microcefalia - Divulgação

Foi com o apoio de outras famílias e com ajuda psicológica que Jéssica Guedes se fortaleceu para cuidar das filhas. Rafaela, a mais nova, tem uma doença rara e depende de Home Care, uma internação domiciliar. Com o auxílio da psicóloga, Jéssica formou um grupo terapêutico para mães de crianças com doenças raras. “O grupo é um tempo para eu cuidar de mim, da minha qualidade de vida, da qualidade de vida das minhas filhas e pensar que a gente pode viver mais leve”, diz Jéssica.

Segundo a médica geriatra Ana Cláudia Arantes, muitas vezes o cuidador está tão atento à pessoa que cuida, que deixa de cuidar de si mesmo. “Ele só olha para a pessoa que ele cuida. É necessário que as pessoas se coloquem ao lado daquele que cuida a ponto de propiciar que ele descanse”. 
 

Ficha técnica
Reportagem: Gracielly Bittencourt
Produção: Gracielly Bittencourt e Pâmela Maria (estagiária)
Apoio à produção: Darly Martins (TVE Bahia), Bianca Vasconcellos (SP) e Everton Siqueira Gomes (estagiário)
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Apoio às imagens: Alexandre Silva, Eduardo Viné (SP), Jackson Carvalho  (TVE Bahia), João Marcos Barboza, Osvaldo Alves e Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Alexandre Souza, Daílton Matos e Edivan Viana
Colaboração técnica: Caio Araújo e José Carlos Soares
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens e finalização: Jerson Portela
Arte: Julia Costa

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  cuidadoras

Criado em 13/05/2020 - 10:15

Últimas

O que vem por aí