Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Riquezas da Nossa Terra: Açafrão, o ouro de Mara Rosa

Caminhos da Reportagem

No AR em 20/11/2022 - 22:00
Açafrão-da-terra.
Açafrão-da-terra - Divulgação/ TV Brasil

O Norte do Goiás, que no século 18 foi explorado por bandeirantes em busca do ouro, agora cultiva um outro tipo de riqueza. O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é a cultura predominante na região de Mara Rosa, que foi reconhecida pela produção da planta. O produto ganhou o selo de indicação geográfica (IG), que reconhece a qualidade e tradição de um produto a partir das condições ambientais e modo de fazer local. Em parceria com o Sebrae, nossa equipe visitou a região para conhecer como é feita essa produção e a versatilidade da planta, muito usada na culinária e até mesmo no setor têxtil.

Cerca de um quarto do açafrão brasileiro é produzido na região de Mara Rosa e, em 2016, foi certificado como IG.  “Acho que é a terra boa, a planta se adaptou ao clima e eu acho que Deus abençoou também o lugar. Porque o açafrão nasce em todo lugar, mas não produz tanto quanto essa região. É um mistério de Deus”, diz Antônio do Nascimento, produtor de açafrão certificado.

Sebastiana Fortunato, trabalhadora rural, aprendeu com a mãe a trabalhar com o açafrão
Sebastiana Fortunato, trabalhadora rural, aprendeu com a mãe a trabalhar com o açafrão - Divulgação/ TV Brasil

Boa parte da colheita é feita por pequenos produtores, de forma manual, em uma tradição que passa de geração em geração. “Eu gosto muito de trabalhar na terra, porque era um serviço que minha mãe fazia. Me lembrar muito e me sentir próxima dela. Ela faleceu de câncer, então é uma forma que eu tenho de homenageá-la, fazendo o que ela mais gostava que era trabalhar com açafrão”, conta Sebastiana Fortunato, trabalhadora rural.

Açafrão-da-terra
Açafrão-da-terra - Divulgação/ TV Brasil

“Na maior parte das vezes, são pequenos produtores que estão por trás de uma indicação geográfica. Muitas vezes, eles não têm condições de competir em volume de produção com grandes regiões ou produtores. Então, uma forma deles agregarem valor ao produto,  trazerem desenvolvimento para os próprios pequenos negócios e para os demais negócios instalados naquela região, é por meio da diferenciação da indicação geográfica”, explica Hulda Giesbrecht , analista de inovação do SEBRAE Nacional. A entidade apoia os produtores a conseguirem a certificação de IG. Ao todo, o Brasil tem 92 indicações geográficas reconhecidas atualmente.

Para garantir a qualidade, a produção do açafrão certificado passa por um controle de qualidade, etapa por etapa. “Todo açafrão com selo passa por um processo no laboratório. Ele é um açafrão de maior qualidade porque não tem uso de herbicida”, explica Weslley Oliveira, engenheiro agrônomo da Emater.

Da mesa ao guarda-roupa

A chefe de cozinha Ana Soares usa o tempero para colorir massas artesanais
A chefe de cozinha Ana Soares usa o tempero para colorir massas artesanais - Divulgação/ TV Brasil

O uso do açafrão como tempero já é bastante difundido e, em Mara Rosa, há um festival culinário específico com receitas exclusivas que levam o ingrediente. Nossa equipe conheceu também uma chefe de cozinha em São Paulo que usou o tempero para colorir massas artesanais. “Fiz uma coleção que eu chamo de massas aos sabores e perfumes do Brasil, para que a gente possa usufruir e divulgar os perfumes do Brasil e as nossas preciosidades”, diz a chefe de cozinha Ana Soares, destacando o aroma especial do açafrão.

Maibe Maroccolo, designer, desenvolveu o projeto Mattricaria para pesquisar o potencial das plantas brasileiras para desenvolvimento de tintas (1)
Maibe Maroccolo, designer, desenvolveu o projeto Mattricaria para pesquisar o potencial das plantas brasileiras para desenvolvimento de tintas - Divulgação/ TV Brasil

O amarelo característico do açafrão também é usado na fabricação de corantes. A designer Maibe Maroccolo desenvolveu o projeto Mattricaria para pesquisar o potencial das plantas brasileiras para desenvolvimento de tintas ou aplicação no segmento de tinturaria têxtil. Ela mostra como o açafrão imprime um amarelo vivo e único aos tecidos. 

Além do prato e dos tecidos, cada vez mais a planta vem sendo reconhecida pelos seus benefícios à saúde. Universidades brasileiras têm pesquisado o potencial anti-inflamatório do açafrão e nutricionistas já recomendam a inclusão da planta na dieta para melhorar também a imunidade.

Ficha técnica: 
Reportagem: Gracielly Bittencourt
Edição de texto: Amanda Cieglinski
Produção: Tiago Bittencourt e Cintia Vargas
Apoio à produção: Sarah Quines, Kitia Rubia, Matheus Raimundo 
Imagens: Sigmar Gonçalves 
Auxilio técnico: Rafael Calado 
Apoio a imagem:  João Marcos Barboza, Jorge Brum, Fernando Brás, Carlos Augusto 
Apoio auxilio técnico:  Raimundo Nunes,  Rafael Augusto de Carvalho   
Edição de imagens e finalização: Rivaldo Martins

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/11/2022 - 17:30

Últimas

O que vem por aí