Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Juventude – em busca de oportunidades

Caminhos da Reportagem

No AR em 04/06/2023 - 22:00

A taxa de desemprego no Brasil é de 8,5%, segundo a pesquisa mais recente do IBGE. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, esse índice é de 18%. Esse intervalo (entre 18 e 24 anos) geralmente marca a transição dos estudos para o mercado de trabalho – motivo pelo qual essa faixa etária passou a ser usada na definição da chamada “geração nem-nem”: jovens que não estudam nem trabalham. “O Brasil tem um dos maiores índices do mundo: de 10 a 12 milhões de jovens nessa situação. É uma geração desassistida”, explica Ildo Lautharte, economista do Banco Mundial.

Nathan Oliveira, de 19 anos, não estuda nem trabalha
Nathan Oliveira, de 19 anos, não estuda nem trabalha, por Divulgação/TV Brasil

Ao longo do programa, nossa equipe conversou com uma série de jovens que se encaixam nesse perfil, para entender os motivos de estar fora dos bancos escolares e sem emprego, ao mesmo tempo. “Vai fazer dois anos que eu estou sem estudar. Isso me deixa preocupado, porque eu penso: será que eu vou conseguir completar meus estudos e conseguir um trabalho?”, se pergunta Nathan Oliveira, de 19 anos.

Loretta Santos, de 21 anos, terminou o Ensino Médio, mas não deu continuidade aos estudos. Ela deixou o último emprego em janeiro, porque, sem rede de apoio, não conseguiu conciliar a rotina profissional com a criação do filho. “Vários dias eu tinha que sair do trabalho 22h. Só que o meu filho sai da creche 17h30. Ficou muito difícil, né? Eu precisava contar com outras pessoas e nem sempre a gente tem outras pessoas para contar”, desabafa. 

Alunos do curso técnico de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília
Alunos do curso técnico de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília, por Divulgação/TV Brasil

“É natural que as empresas, de maneira geral, queiram contratar pessoas com experiência. Mas como romper essa barreira? Isso se dá através de programas específicos e, principalmente, através do estágio. É nessa fase que o jovem começa a se ambientar com o mundo organizacional e a desenvolver novas habilidades”, ensina o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Paulo Sardinha.

Cursos técnicos e profissionalizantes são atalhos para o 1º emprego
Cursos técnicos e profissionalizantes são atalhos para o 1º emprego, por Divulgação/TV Brasil

No auge da Covid-19, o Brasil teve 35,9% dos jovens entre 18 e 24 anos sem qualquer ocupação. A análise foi feita com os 38 países da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e mais 7 integrantes em potencial, como o Brasil.

O resultado brasileiro só é melhor do que o da África do Sul. A média dos 45 países pesquisados é de 16,1%. Em contrapartida, os Países Baixos têm o melhor desempenho: 4,6%. O estudo foi divulgado em 2022.

Para entender esse cenário, nossa equipe mergulhou na experiência dos cursos técnicos e profissionalizantes, conheceu de perto o trabalho de uma ONG que capacita ex-presidiários e conversou com um adolescente que cumpre medida socioeducativa. “Eu faço curso profissionalizante aqui dentro. Aprendi a mexer no computador e estou aprendendo sobre almoxarifado de obras”, diz ele.

Estudante em curso de cabeleireiro do Senac
Estudante em curso de cabeleireiro do Senac - Divulgação/TV Brasil

O economista Ildo Lautharte ressalta que a “questão nem-nem não é simples nem rápida”. Mas garante que há saída. “Precisa de uma atenção maior na educação, na saúde, no mercado de trabalho. Enfim, uma ação conjunta, uma cesta de atividades. É o que pode solucionar o problema”, afirma. 

Anna Júlia conseguiu emprego após 1 ano sem estudar e trabalhar
Anna Júlia conseguiu emprego após 1 ano sem estudar e trabalhar, por Divulgação/TV Brasil

A estudante Anna Júlia, de 21 anos, superou episódios de depressão e ansiedade, voltou a estudar e arrumou emprego após um ano longe da faculdade e do mercado de trabalho. “Eu acho que, às vezes, a gente se parece com um labirinto. Você chega em algum lugar e encontra uma parede. Então, tem que voltar e fazer um caminho diferente. Essa é a minha jornada, não é uma jornada reta”, explica. 

O episódio “Juventude – em busca de oportunidades” vai ao ar neste domingo (4/6) às 22h, na TV Brasil.

Ficha técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco e Sigmar Gonçalves
Apoio à reportagem cinematográfica: Rogerio Verçoza e Sandro Tebaldi
Auxílio técnico: Alexandre Souza e Rafael Calado
Apoio ao auxílio técnico: Felipe Messina
Produção: Claiton Freitas e Gabriella Braz (estagiária)
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: Rivaldo Martins
Arte: André Maciel e Julia Gon

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/05/2023 - 13:55

Últimas

O que vem por aí