Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cafuringa – a última fronteira verde do DF

Caminhos da Reportagem

No AR em 18/06/2023 - 22:00
Cachoeira na APA de Cafuringa, DF
Cachoeira na APA de Cafuringa, DF, por Divulgação/TV Brasil

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, situada a noroeste do Distrito Federal, é conhecida como a última fronteira verde da região. Criada em 1988, a APA se destaca pela beleza natural de suas chapadas, matas e campos, onde brotam nascentes que correm por rios e ribeirões, corredeiras e cachoeiras deslumbrantes.

A APA de Cafuringa está localizada no Cerrado brasileiro, segundo maior bioma e o mais ameaçado do Brasil. O Cerrado já perdeu mais de 50% de sua cobertura original e os grandes desafios desse bioma são: a criação de Unidades de Conservação (UC’s), o uso sustentável de recursos naturais, a preservação das bacias hidrográficas, a prevenção e o combate aos incêndios florestais e o monitoramento do bioma.

No Caminhos da Reportagem, você verá como a Área de Proteção Ambiental de Cafuringa ainda é um local de preservação e de bons exemplos de cuidado com o Cerrado. Desde iniciativas de reintrodução de animais apreendidos do tráfico ao seu habitat natural, passando por ecovilas sustentáveis e por brigadas voluntárias de incêndio, a APA de Cafuringa é referência em conservação do Cerrado.

Paulo Lima, brigadista na APA de Cafuringa
Paulo Lima, brigadista na APA de Cafuringa, por Foto: Mayangdi Inzaulgarat

De acordo com Pedro Braga, agente de Unidades de Conservação do Ibram (Instituto Brasília Ambiental), a região, que abriga mais de 120 cachoeiras e poços próprios para banho, se mantém conservada em grande parte por conta do relevo acidentado. “É o que a gente chama de mar de morros do Distrito Federal. É uma chapada que delimita toda aquela região e mergulha de 1.300 metros para 800 metros. Então esse desnível de 500 metros de altitude gera uma série de cachoeiras e corredeiras. A Cafuringa é um conjunto de acidentes geográficos incríveis”.  

Arara Canindé na Chapada Imperial, reserva ecológica na Apa de Cafuringa
Arara Canindé na Chapada Imperial, reserva ecológica na APA de Cafuringa, por Divulgação/TV Brasil

Reuber Brandão, biólogo, professor da Universidade de Brasília e membro da Rede de Especialistas em Conservação, conta que a APA de Cafuringa também tem características amazônicas. “Você tem matas que têm um contato biogeográfico, um contato de trocas de organismos com biomas mais ao norte. Então encontra-se espécies de anfíbios, de serpentes, de borboletas, de vários organismos que são mais tipicamente amazônicos do que, por exemplo, a fauna que a gente encontra nessas porções mais altas dentro do Planalto Central”. 
 
O Cerrado está presente em 14 estados e no Distrito Federal, abriga mais de 130 mil nascentes, sendo uma das principais fontes de água do país. Das 12 bacias hidrográficas do Brasil, oito nascem no Cerrado.  

Natureza na Apa de Cafuringa, DF
Natureza na APA de Cafuringa, DF - Divulgação/TV Brasil

De acordo com a professora Isabel Belloni Schmidt, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, o bioma é a caixa d’água do Brasil. “O Cerrado é um produtor de água muito importante. A água do Cerrado, não só do Distrito Federal, é importante para muitos lugares no Brasil, e quando a gente desconsidera a existência do Cerrado e quer substituir ele, a gente está na verdade jogando água fora, a gente está deixando de produzir água”. 

Ficha Técnica: 

Reportagem: Marieta Cazarré 
Produção: Tiago Bittencourt 
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco; Rogério Verçoza; Osvaldo Alves  
Auxílio técnico: José Carlos Soares; Thiago de Souza 
Apoio ao auxílio técnico: Rafael Calado 
Edição de texto: Marieta Cazarré 
Edição e finalização de imagem: Jerson Portela 
Arte: Caroline Ramos; Alex Sakata

Paepalanthus chiquitensis, mais conhecida como chuveirinho do Cerrado
Paepalanthus chiquitensis, mais conhecida como chuveirinho do Cerrado - Divulgação/TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/06/2023 - 17:55

Últimas

O que vem por aí