Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma Floresta no Coração do Rio

Caminhos da Reportagem

No AR em 17/09/2023 - 22:00

Ela é considerada a maior floresta urbana plantada do mundo. Um modelo emblemático de reflorestamento, empreendido pelo imperador de Dom Pedro II com o objetivo principal de solucionar a crise hídrica do Rio. A Floresta da Tijuca encantou os naturalistas estrangeiros do século 19 e encanta até hoje os visitantes. Um local que também atrai pesquisadores que buscam conhecer um pouco mais sobre essa floresta, reduto da Mata Atlântica, bem no coração do Rio.  

Cascatinha Taunay na entrada da Floresta da Tijuca
Cascatinha Taunay na entrada da Floresta da Tijuca - Aline Beckstein/ Acervo pessoal

A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Caminhar por essas matas é também seguir a trilha de uma história de devastação e reconstrução da natureza.  No século 19, suas árvores foram derrubadas para dar lugar, principalmente, a plantações de café.

A tese de doutorado do professor Gabriel Sales do Departamento de Biologia da PUC traz revelações sobre o processo de restauração da floresta. Ao longo de 33 anos, entre 1862 e 1894, pelo menos 155 mil mudas foram plantadas, das quais 110 mil se estabeleceram, ou seja, cerca de 70%.

Gabriel Sales mostra um cedro de 141 anos na Floresta da Tijuca
Gabriel Sales mostra um cedro de 141 anos na Floresta da Tijuca, por Aline Beckstein/ Acervo pessoal

Os números foram levantados por Gabriel Sales a partir da análise de documentos históricos e das tabelas dos plantios. “Foram utilizadas pelo menos 107 espécies, onde priorizou-se as nativas, algo em torno de 92%”, detalhou Sales. A pesquisa também mapeou “documentos vivos” da Floresta da Tijuca: sete árvores centenárias, que estão em locais relatados em documentos e tiveram as idades comprovadas em laboratório.

A qualidade do ar nos pontos mais frequentados da floresta foi o foco de estudo do grupo de pesquisa da professora do Instituto de Química da UFRJ Graciela Arbilla e do químico Cleyton Martins da Silva, professor da Universidade Veiga de Almeida. A pesquisa mediu as concentrações de hidrocarbonetos, compostos orgânicos que são precursores de ozônio e de material particulado fino, os dois principais poluentes prejudiciais à saúde humana.

os_pesquisadores_graciela_arbilla_e_cleyton_martins_mediram_a_qualidade_do_ar_da_floresta_da_tijuca
Os pesquisadores Graciela Arbilla e Cleyton Martins mediram a qualidade do ar da Floresta da Tijuca - Aline Beckstein/ Acervo pessoal

“Nós descobrimos que as concentrações desses compostos são até sete vezes menores aqui na floresta na comparação com o bairro de Del Castilho e de 4 a 5 vezes menores que na Tijuca, que é um bairro que fica do lado da Floresta da Tijuca e já tem essa proteção do cinturão verde, contou Graciela Arbilla.

A ONG Refauna, que promove a reintrodução de espécies de animais na Mata Atlântica, atua na Floresta da Tijuca desde 2010. Nesse período, eles já reintroduziram três espécies de animais na floresta: a cotia, o macaco bugio e o jabuti-tinga, este último era considerado extinto no local há pelo menos 200 anos.

“A ideia da refaunação é restaurar os ecossistemas através da reintrodução de espécies. Mas não só a espécie em si voltar, mas também o que ela fazia dentro desse ecossistema”, explicou o diretor-executivo da ONG Refauna, Marcelo Rheingantz. “Agora, em 2023, a gente pretende começar a introdução das araras”, contou o biólogo.

Ficha técnica
Reportagem: Aline Beckstein
Roteiro: Aline Beckstein e Ana Passos
Reportagem cinematográfica: João Victal, Rodolpho Rodrigues e Sandro Tebaldi
Produção: Aline Beckstein e Ana Passos
Apoio à produção: Thais Chaves e Rafael Mesquita
Edição de Texto: Aline Beckstein
Edição de imagens e finalização: Eric Gusmão e Ubirajara Abreu
Auxílio técnico: Cláudio Tavares
Operador de áudio: André Valente
Gerente de reportagem RJ: Bárbara Pereira

Biólogos na ONG Refauna reintroduziram os jabutis na Floresta da Tijuca
Biólogos na ONG Refauna reintroduziram os jabutis na Floresta da Tijuca - Aline Beckstein/ Acervo pessoal

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/09/2023 - 17:30

Últimas

O que vem por aí