Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Artesanato, talento e tradição na ponta dos dedos

Caminhos da Reportagem buscou histórias de artesãos que são exemplo de

Caminhos da Reportagem

No AR em 12/09/2014 - 01:00

Barca da Ilha do Ferro (AL) expõe trabalhos de artesãos locaisUma pá de barro, um pedaço de pau. Um punhado de sementes, um monte de palha... tudo vira arte quando o artesão expressa seu talento, manifesta suas raízes ou conta a sua história. E é nas histórias dos artesãos brasileiros que o Caminhos da Reportagem viaja esta semana.

Expedito SeleiroNo sertão cearense, um artesão é conhecido por levar adiante os ensinamentos do pai e do avô. Espedito Seleiro aprendeu a fazer roupa de vaqueiro desde cedo. Como as vestes do sertão nordestino caíram em desuso, Seleiro passou a imprimir cores nas peças e a produzir bolsas femininas. Hoje, seus produtos são procurados por clientes sofisticados e aparece em filmes, telenovelas e até na São Paulo Fashion Week deste ano.

Na Ilha do Ferro, interior de Alagoas, galho de árvore vira mobília ou escultura. Artesãos locais trabalham com madeira e passam o ofício de pai para filho. Ali, uma barca que navega pelo Rio São Francisco expõe alguns dos trabalhos e auxilia os artesãos no contato com os clientes.

Em Brasília, a magia dos livros bordados pelas Irmãs Dumont encanta os visitantes. O colorido  acompanha gerações dessas bordadeiras tão especiais, que ensinam sua arte a mulheres de comunidades carentes.

O grupo Baianas Caprichosas, em Salvador, revela o segredo do O grupo Baianas Caprichosas é considerado um modelo de sucesso pelo Sebraesustento e do sucesso. Com a arte na ponta da agulha, elas produzem panos, flores de crochê, lenços, bolsas, entre outros itens. Desde que decidiram fazer cursos de empreendedorismo, saíram do “artesanato de fundo de quintal” e se tornaram modelo de sucesso em gestão.

Repórter: Manuela Castro
Edição de texto: Patrícia Araújo
Edição de imagem: Fábio Almeida
Imagens: André Pacheco, Osvaldo Santos e Robson Moura
Auxiliares: Alexandre Souza, Thyago Pinto e Lion Arthur
Produção: Beatriz Abreu, Mariana Dib Fabre e Naitê Almeida

 

 

 

 

 

 

Criado em 01/09/2014 - 19:55 e atualizado em 12/09/2014 - 20:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí