Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vítimas de conflitos armados na Colômbia

Caminhos da Reportagem vai à Colômbia e investiga o mais antigo

Caminhos da Reportagem

No AR em 24/08/2015 - 08:31


Dona RosmiraO Caminhos da Reportagem reapresenta o episódio finalista do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo 2014, na categoria Cobertura Internacional.

Toríbio, cidade da zona rural colombiana que já foi tomada pelas Farc 14 vezes, é uma região de conflito onde as pessoas vivem sob constante pressão da guerrilha e da polícia. Nesse cenário de guerra, Dona Rosmira perdeu vários familiares, até marido e filho.

A equipe encontrou vítimas dos diversos atores envolvidos no conflito: paramilitarismo, Farc, ELN e Exército Colombiano.

O narcotráfico é outro grave problema na região. A falta de trabalho, a presença das Farc e das chamadas bandas criminais estimulam o plantio de maconha e coca pelos camponeses. Para proteger o plantio ilegal e impedir a aproximação do exército, são usadas minas explosivas. Nos últimos 23 anos, as minas já atingiram mais de 10 mil pessoas, entre militares e civis.

O exército colombiano recebe ajuda do exército brasileiro no treinamento para a remoção de minas do solo, a chamada desminagem. Militares amputados, em reabilitação, lutam para vencer as limitações físicas causadas por minas terrestres durante a atividade.

O programa mostra o drama vivido por famílias que tiveram que abandonar suas casas para fugir da guerra e não conseguem mais regressar; e o longo processo de ex-integrantes de movimentos armados que lutam para se reintegrar à sociedade.




Reportagem : Leandra Felipe
Imagens: André Pacheco
Iluminação e áudio: Thiago Souza
Produção: Leandra Felipe e Naitê Almeida
Edição de texto: Marieta Cazarré
Edição de Imagens: Hugo Carmelo

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/07/2013 - 10:59 e atualizado em 08/01/2015 - 13:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí