Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Revista exibe a cobertura completa do Festival do Rio

Maria Luisa Mendonça recebe a diretora do Festival, Ilda Santiago

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 03/11/2012 - 21:30

Maria Luisa MendonçaMais uma vez o Festival do Rio agitou a cidade maravilhosa e o Revista do Cinema Brasileiro esteve lá para registrar tudo. No primeiro bloco, o público vai conferir uma entrevista com César Oiticica, diretor do filme sobre seu tio, o artista plástico Hélio Oiticica. O longa venceu na categoria melhor documentário da Première Brasil.

Outro contemplado que conversou com a equipe de reportagem foi Erik Rocha, que recebeu o prêmio de melhor direção pelo documentário Jards. O filme, um ensaio-poema-musical, acompanha a gravação do novo álbum de Jards Macalé e revela o processo de criação do artista.

Na sequência, uma matéria sobre o thriller A Busca, de Luciano Moura. Neste filme, Theo, vivido por Wagner Moura, vê suas certezas irem por água abaixo quando seu filho desaparece. O longa foi escolhido pelo público como a melhor ficção da Première Brasil.

Depois do intervalo é hora de ouvir o diretor Paulo Henrique Fontenelle falar sobre seu filme Dossiê Jango, sobre a morte de João Goulart. Eleito melhor documentário pelo voto popular, o longa defende a teoria de que o ex-presidente foi assassinado no exílio. E questiona a posição do governo brasileiro nessa história.

Quem também conversou com a equipe de reportagem foi Bruno Safadi, diretor do longa Éden, que questiona o limite entre a fé e a necessidade. Leandra Leal faturou o prêmio de melhor atriz no Festival por sua atuação neste filme como a personagem Karine, moradora da Baixada Fluminense, que vê o pai de seu filho ser assassinado.

Uma mistura de drama, suspense e romance, o filme O Gorila, de José Eduardo Belmonte, abocanhou dois prêmios no Festival: melhor ator para Otávio Muller e melhor atriz coadjuvante para Alessandra Negrini. Na entrevista ao programa, Belmonte conta que o filme foi baseado em um conto de Sérgio Sant´ana, sobre a história de um ex-dublador em crise que começa a passar trotes para mulheres.

E para fechar esta edição do Revista, a apresentadora Maria Luisa Mendonça recebe a diretora do Festival, Ilda Santiago, para um bate-papo no estúdio. Ela conta como o seu passado de cineclubista a ajuda na carreira de programadora e como o festival abre espaço para novos realizadores.




MARIA LUISA MENDONÇA - APRESENTADOR MARCOS ALTBERG - DIRETOR ANDREA BARROS - PRODUTOR

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  festival do rio

Criado em 01/11/2012 - 19:27 e atualizado em 14/11/2012 - 10:19

Últimas

O que vem por aí