Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O levante dos secundaristas em São Paulo

Luis Nassif entrevista jovens que ocuparam escolas para entender por

Brasilianas.org

No AR em 22/12/2015 - 01:00

Estudantes se organizam para ocupar escolas e vias públicas com intuito de debater a educação. Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil.O apresentador Luis Nassif recebe no programa Brasilianas.org os estudantes Nicole dos Santos (17), Guilherme Botelho (16) e Luana Nardi (16). Três jovens de escolas ocupadas em protesto contra a reorganização que seria promovida no estado de São Paulo.

O movimento começou no ABC Paulista, na cidade de Diadema e, em poucas semanas, cerca de 200 escolas já estavam ocupadas pelos jovens. O governador Geraldo Alckmin pretendia fechar 94 instituições, segregando 340 mil estudantes. O projeto, no entanto, não foi bem recebido pela comunidade de alunos que tomaram como iniciativa ocupar as escolas com a realização de ações diretas nas principais vias da capital paulista.

No dia 05/12, em nota divulgada no Diário Oficial, o governo estadual voltou atrás, mas boa parte das escolas continua ocupada. Professores, alunos e comunidade do entorno desenvolveram um sistema de autogestão horizontal para cuidar, limpar, reformar e criar suas próprias atividades dentro dos colégios.

Neste encontro do Brasilianas.org, o programa busca saber um pouco quem são esses jovens, o que pensam da política e como enxergam as instituições públicas. Por que os governos não são mais capazes de representá-los e de atender suas demandas? E qual é o sentimento de pertencimento desses jovens em relação aos seus colégios, após as ocupações? Saiba a resposta para essas e outras perguntas, segunda (21/12), a partir das 23h, na TV Brasil




Criado em 18/12/2015 - 11:43 e atualizado em 15/03/2016 - 10:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí