Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Timbila e Marimba Chope

Construção de um instrumento musical a partir de saberes ancestrais

DOCTV CPLP

No AR em 12/11/2010 - 03:00

A construção de um instrumento musical a partir de saberes ancestrais dominados por poucos é o tema do documentário Timbila e Marimba Chope, que a TV Brasil exibe nesta sexta (12), às 22h, e que faz parte da série DOCTV CPLP.

Timbila (plural de Mbila) é o nome de um instrumento de percussão utilizado pela etnia chope, da província de Gaza, no sul de Moçambique, proclamada obra-prima do património oral e imaterial da humanidade pela Unesco. "Que segredos e encantos encerra este instrumento que há quatro séculos ocupa tantos técnicos e de tantas nações na pesquisa e estudo do seu funcionamento e estrutura?"

Timbila e Marimba Chope pretende responder a esta e outras questões, assim como contribuir para o registro de todo um processo místico que é a construção do Mbila.

O filme revela toda a complexa tecnologia artesanal utilizada em sua elaboração, como a raridade da madeira da qual se confeccionam as suas teclas, a técnica de vazamento e perfuração da "cabaça da massala" que compõe a caixa de ressonância, a cera especial das abelhas que une as massalas ao corpo do instrumento e suas afinações acústicas.

Mas não é só a fabricação do Mbila que o filme mostra. A câmera se deixa embalar pelo "Msaho", a música chope e dança das Timbila, numa miscelânea de sons de tambores, batuques e apitos.

Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: Moçambique. Direção: Aldino Languana . Co-produção: Aldino Languana Amovideo Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP

Horário: Sextas, às 22h




Criado em 12/11/2010 - 13:14 e atualizado em 12/11/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí