Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma Lulik

A construção de uma casa sagrada marca a retomada da cultura antiga de

DOCTV CPLP

No AR em 10/12/2010 - 03:00

Uma Lulik - DOCTV CPLP

Realizado no Timor Leste, o documentário Uma Lulik, do diretor Victor de Sousa , é a atração do DOCTV /CPLP que a TV Brasil exibe na sexta (10), às 22h. Trata-se da história da construção de uma casa sagrada, vivida e contada por um timorense.

Na tradição timorense, a Uma Lulik (Casa Sagrada) é o centro, o cordão umbilical entre passado e presente. Para os vivos, uma reserva segura de memória e sabedoria antiga. Para os mortos, o local onde o tempo não passa, onde a história se renova.

Em Uma Lulik , o realizador Victor de Sousa transporta o telespectador ao universo dos antepassados, presenças inquestionáveis, sentidas, palpáveis em cada objeto nascido da terra e da memória coletiva. Após a destruição de grande parte das Casas Sagradas, durante 24 anos de ocupação Indonésia, a reconstrução da identidade nacional passa pelas aldeias, pelas montanhas, onde o sagrado, pouco a pouco, volta ao seu lugar, à sua casa.

Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: Timor Leste. Direção: Victor de Sousa . Co-produção: Victor de Sousa/ IDA/ Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.

O DOCTV CPLP é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. A série leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que serão veiculados simultaneamente na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV CPLP. A iniciativa integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede, que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.




Criado em 10/12/2010 - 13:14 e atualizado em 10/12/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí